Ainda de luto. Sophie, a condessa de Wessex, falou sobre como lidar com a perda massiva de seu sogro, o príncipe Philip, dois meses após sua morte.
“[He] deixou um buraco gigante em nossas vidas ”, disse Sophie, 56, à BBC Radio 5 Live na quarta-feira, 16 de junho, sobre Philip, que faleceu em abril com a idade de 99 anos.“ Acho que infelizmente a pandemia distorceu um pouco as coisas , na medida em que é difícil passar tanto tempo com a rainha quanto gostaríamos. Temos tentado, mas é claro que ainda não é tão fácil. ”
A esposa de Rainha Elizabeth II e o filho mais novo de Philip, Príncipe edward, observou que a pandemia de coronavírus prejudicou a capacidade da família de seguir em frente.
Sophie, Condessa de Wessex e Príncipe Philip.
Tim Rooke / Shutterstock“Acho que provavelmente todo o processo de luto levará muito mais tempo”, explicou ela. “Claro, o jeito normal das coisas ainda não é normal, então não estamos necessariamente fazendo as coisas que normalmente faríamos com ele.”
Sophie admitiu que a perda da família real é algo com que muitas pessoas em todo o mundo provavelmente se identificam depois de passar mais de um ano longe de seus entes queridos durante a crise do COVID-19.
“Pode ser o mesmo para muitas outras famílias lá fora. Porque se você não está morando com alguém 24 horas por dia, 7 dias por semana, a perda imediata não é necessariamente sentida da mesma forma, como se alguém estivesse em casa com você o tempo todo ”, ela continuou. “Então, se eles estivessem normalmente a uma pequena distância, morando na estrada, seja por 15 minutos ou 1.500 milhas, é apenas quando você faria as coisas normais que faria com eles, e de repente você percebe que eles não são aí, que você realmente começa a ter um momento ‘Oh, meu Deus’. ”
Após a morte do duque de Edimburgo e subsequente funeral em abril, Sophie e sua família puderam visitar um local amado pelo falecido real e Sua Majestade, 95.
Sophie e Edward, 57, recentemente foram para a Escócia, onde tiveram seu próprio momento de clareza sobre a morte de Philip. A realidade de seu falecimento a atingiu quando ela visitou o mesmo lugar onde tirou uma fotografia de Philip e Elizabeth em 2003, que mais tarde foi compartilhada pela família real em memória do duque.
“Só de estar lá, naquele lugar, foi um momento ‘Oh, meu Deus’”, disse ela na quarta-feira enquanto lutava contra as lágrimas. “Hum, então eu acho que eles vêm e vão, mas você tem que deixá-los vir e deixá-los ir. Mas só de falar com você agora, é um pouco como um momento ‘Oh, meu Deus’, que você não necessariamente espera, e você não espera que eles venham. E eu tive o mesmo quando perdi minha mãe. ”
A condessa, que divide com o marido a filha Lady Louise, de 17 anos, e o filho James, o visconde Severn, de 13 anos, explicou que a dor a atingiu em ondas após a morte de sua mãe, o que ela espera que aconteça enquanto a família continua a chorar por Philip.
“Haverá muitos momentos como esse. Mas é bom lembrar ”, concluiu.
Sophie falou anteriormente sobre a resiliência da rainha depois de perder seu marido de 73 anos, dizendo aos repórteres em abril que a matriarca “tem sido incrível” e está “pensando nos outros antes de si mesma”.
O conde de Wessex, por sua vez, admitiu que o falecimento de seu pai foi um “um pouco chocante” e algo com que a família “ainda está tentando chegar a um acordo”.
Ouça o podcast Royally Us para tudo o que você quer saber sobre nossa família favorita do outro lado do lago.