Do rádio à televisão, Bob Barker é um ícone da indústria do entretenimento e um nome familiar entre gerações.
Décadas antes de se tornar um amado apresentador de game show, Barker nasceu no estado de Washington, onde seu pai, Byron John Barker, trabalhava como eletricista de alta linha. Depois de passar seus anos de formação na Reserva Indígena Rosebud em Dakota do Sul com sua mãe, Matilda “Tilly” Valandra, Barker e sua mãe se mudaram para o Missouri depois que ela se casou novamente.
Enquanto estava no colégio, Barker assistiu a um show de Ella Fitzgerald, onde conheceu sua futura esposa, Dorothy Jo Gideon. Os dois começaram a namorar quando ele tinha 15 anos e se casaram em 1945, enquanto ele estava de licença da Reserva da Marinha dos Estados Unidos. Na época, Barker queria ser atleta profissional. “Meu sonho era jogar pelo St. Louis Cardinals”, disse ele à Television Academy Foundation em março de 2008. “Apenas uma coisa o impediu. Uma total falta de talento.”
Depois de se formar na faculdade, ele e Gideon moraram na Flórida, onde ele começou sua carreira no entretenimento como locutor de uma estação de rádio de Palm Beach. Um ano depois, ao se estabelecer na Califórnia, Barker conseguiu seu programa de rádio titular, que durou seis anos.
Depois de começar na televisão como apresentador de Verdade ou Consequências – que ele dirigiu de 1956 a 1975, Barker também começou a sediar os concursos de Miss Universo e Miss EUA a partir de 1967. A personalidade da TV começou seu mandato em O preço é justo em 1972, que logo se tornou seu show mais longo e seu papel mais conhecido. Ele apresentou o game show por 35 anos antes de se aposentar em 2007.
O apresentador do game show creditou sua esposa por sua carreira. “Ela me deu confiança até mesmo para tentar fazer o que eu pretendia fazer”, disse Barker à Television Academy Foundation em 2008. “Ela não apenas me incentivou, ela trabalhou ao meu lado.” Gideon morreu de câncer de pulmão em 1981, aos 57 anos.
“Ela estava à frente de seu tempo”, disse Barker Bom Dia America em 2007. “Ela parou de usar casacos de pele antes que alguém parasse. Ela se tornou vegetariana antes que as pessoas se tornassem vegetarianas. E eu gradualmente fiz a mesma coisa com ela.”
Após a morte de Gideon, Barker começou a falar mais abertamente sobre os direitos dos animais. O apresentador começou a encerrar os episódios de O preço é justo com a frase: “Aqui é Bob Barker lembrando você de ajudar a controlar a população de animais de estimação – esterilizar ou castrar seus animais de estimação”. Ele doou milhões de dólares para várias escolas para apoiar o estudo dos direitos dos animais e se manifestou contra o tratamento de animais em todo o mundo. Em 1995, o ativista fundou a Fundação DJ&T – batizada em homenagem a sua falecida esposa e mãe – que apóia programas de esterilização de animais.
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Continue rolando para ver a vida e a carreira de Barker em fotos: