Desde que o Grammy existe, os músicos criticam o processo de votação, as indicações e os vencedores.
Os disses do Grammy assumiram muitas formas ao longo dos anos, mas no século 21, muitos dos comentários se concentraram na história da premiação de excluir mulheres e artistas negros das principais categorias. Desde a cerimônia inaugural em 1959, apenas 10 artistas negros ganharam o troféu Álbum do Ano.
Como o rap e o hip-hop cresceram em estima e popularidade, fãs e profissionais se perguntaram por que essa lista não cresceu. Em 2018, por exemplo, Kendrick Lamarde DROGA. tornou-se a primeira obra não jazz ou clássica a ganhar um Prêmio Pulitzer de Música, mas perdeu o Álbum do Ano para Bruno Mars‘ 24K Magicganhando o Melhor Álbum de Rap.
Vários anos antes, Lamar perdeu o troféu de Melhor Novo Artista de 2014 para Macklemore & Ryan Lewis, causando alvoroço entre os fãs de rap. Macklemore, que é branco, mandou uma famosa mensagem de texto para o rapper “Humble” para dizer que ele foi “roubado”, acrescentando que ele merecia vencer.
Lamar, por sua vez, foi gentil com a situação, dizendo que o cantor de “Thrift Shop” é uma pessoa “genuína” que conquistou seu sucesso. Outros artistas, porém, não ficaram impressionados, com Drake dizendo Pedra rolando na época, o texto de Macklemore era “wack as f—k”.
Os críticos também questionaram o histórico do Grammy com artistas femininas, especialmente nos anos desde que as categorias que antes eram divididas por gênero foram combinadas em uma só. Embora tenha havido anos de destaque para mulheres indicadas, as categorias comprimidas geralmente significam que poucas ou nenhuma mulher recebe indicações nas categorias de rock, R&B e pop, mesmo quando são alguns dos músicos mais populares do mundo.
Antes da cerimônia de 2022, nenhuma artista solo ou banda liderada por mulheres foi indicada para Melhor Performance de Rock, Melhor Canção de Rock ou Melhor Álbum de Rock. No ano anterior, o mesmo aconteceu com a categoria Melhor Álbum de R&B, liderando Teyana Taylor para expressar sua frustração com o show via mídia social.
“Vocês estavam melhor apenas dizendo o melhor ÁLBUM DE R&B MASCULINO porque tudo que vejo é d–k nesta categoria”, ela twittou em novembro de 2020.
Até mesmo artistas que ganharam Grammys criticaram a instituição por homenagear artistas comercialmente populares em detrimento de músicos que vendem menos e que não são tão conhecidos. Trent Reznorque ganhou Grammys por suas trilhas sonoras, bem como por seu trabalho com o Nine Inch Nails, não tem vergonha de dizer que acha que os prêmios não importam.
“Por que o Grammy não importa? Porque parece fraudulento e barato – como um concurso de popularidade que o clube dos insiders decidiu”, disse ele. O Repórter de Hollywood em dezembro de 2011.
Continue rolando para ver quais artistas criticaram o Grammy ao longo dos anos: