Passado mas não esquecido. O mundo da música country perdeu muitas de suas maiores e mais brilhantes estrelas, de Naomi Judd a Loretta Lynn ao longo dos anos.
As filhas do cantor Judds, Wynonna e Ashley Judd, revelou que sua mãe morreu em abril de 2022 aos 76 anos, após uma longa batalha contra a depressão. “Hoje nós irmãs vivemos uma tragédia. Perdemos nossa linda mãe para a doença mental”, compartilharam as irmãs em um comunicado via Twitter. “Estamos despedaçados. Estamos navegando em um luto profundo e sabemos que, assim como a amávamos, ela era amada por seu público. Estamos em território desconhecido.”
A morte de Naomi foi especialmente trágica, pois ocorreu apenas um dia antes de ela e Wynonna serem introduzidos no Country Music Hall of Fame. “Lamento que ela não tenha aguentado até hoje”, disse Ashley à multidão na emocionante cerimônia de posse.
A cantora de “No One Else On Earth” – que anunciou um mês depois que continuará com a planejada turnê de reunião dos Judds – segurou as lágrimas durante o evento comovente. “Não preparei nada hoje à noite porque sabia que mamãe provavelmente falaria mais”, disse Wynonna na época. “Vou fazer isso rápido, porque meu coração está partido e me sinto tão abençoado. É uma dinâmica muito estranha, ser tão quebrado e tão abençoado. … Embora meu coração esteja partido, continuarei a cantar, porque é isso que fazemos.
Ashley mais tarde confirmou que Naomi se suicidou enquanto discutia a trágica perda. “Ela usou uma arma… minha mãe usou uma arma de fogo”, disse o Aquecer estrela disse em Bom Dia America em maio de 2022. “Então, essa é a informação que nos sentimos muito desconfortáveis em compartilhar, mas entenda que estamos em uma posição que, se não dissermos, outra pessoa o fará.”
Ela continuou: “Quando falamos de doença mental, é muito importante ser claro e fazer a distinção entre nosso ente querido e a doença. É muito real. É mentira, é selvagem. Minha mãe, nossa mãe, não aguentou até ser incluída no Country Hall of Fame por seus colegas. Quero dizer, esse é o nível de catástrofe do que estava acontecendo dentro dela. … A mentira que a doença lhe contou foi tão convincente. … [The lie] que você não é suficiente, a mentira de que você não é amado, que você não é digno. Seu cérebro doía. Doeu fisicamente.”
Seis meses depois, a indústria da música perdeu outro ícone quando Lynn morreu aos 90 anos. “Nossa preciosa mãe, Loretta Lynn, faleceu pacificamente esta manhã, 4 de outubro, enquanto dormia em casa em seu amado rancho em Hurricane Mills, [Tennessee]”, escreveu a família do cantor de “Coal Miner’s Daughter” via Twitter na época. “A família pediu privacidade durante esse período, enquanto eles sofrem.”
Pouco antes de sua morte, Lynn comemorou seu 60º aniversário como membro do Grand Old Opry. “A filha deste mineiro deu voz a uma geração, cantando o que ninguém queria falar e dizendo o que ninguém queria pensar”, ex- Presidente Barack Obama disse na cerimônia de medalha de setembro de 2022. “E agora, mais de 50 anos depois de gravar seu primeiro disco… Loretta Lynn ainda reina como a rainha da música country que quebra recordes e quebra recordes.”
Depois que a notícia da morte do compositor foi divulgada em outubro de 2022, estrelas como Kacey Musgraves, Blake Shelton e Reba McEntire prestou homenagem a Lynn através da mídia social. “[My] Mama e Loretta Lynn tinham quatro anos de diferença, sendo Mama a mais velha. Eles sempre me lembraram muito um do outro ”, escreveu a estrela do Big Sky via Instagram em outubro. “Mulheres fortes, que amavam seus filhos e eram ferozmente leais.”
McEntire continuou: “Sempre amei e sempre amarei Loretta. Ela sempre foi tão legal comigo. Eu com certeza aprecio ela pavimentando a estrada áspera e rochosa para todas nós, cantoras.”
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Continue rolando para ver mais das mortes mais tristes e chocantes da música country: