A luta para trazer uma lenda para casa chegou a um final feliz. estrela da WNBA Brittney Grinerque está sob custódia russa desde fevereiro de 2022, está voltando para casa.
Presidente Joe Biden confirmou sua libertação via Twitter em 8 de dezembro de 2022. “Momentos atrás, falei com Brittney Griner. Ela está segura. Ela está em um avião. Ela está a caminho de casa”, escreveu.
A liberdade de Griner foi negociada nos Emirados Árabes Unidos em troca de um traficante de armas condenado.
Antes de sua libertação, muitos de seus colegas atletas estão liderando o esforço para trazê-la de volta aos Estados Unidos.
Antes do jogo 2 das finais da NBA em junho de 2022, o Boston Celtics usava camisetas com os dizeres “WE ARE BG” durante os treinos. “As camisas foram super importantes não só para mostrar nosso apoio à nossa irmã que está detida na Rússia, Brittney Griner, mas também para mostrar a união e o amor que temos não só na NBA, mas também na WNBA”, disse o jogador. Grant Williams disse à ESPN sobre a decisão do time de vestir as camisas. “Ela tem sido uma parte vital da WNBA nos últimos anos, na faculdade e na quantidade de impacto que teve em jovens atletas do sexo feminino, nos EUA e no exterior.”
Lebron James também pediu uma ação mais rápida no caso do medalhista de ouro olímpico, compartilhando um post de mídia social de sua plataforma ininterrupta encorajando o presidente Joe Biden e vice-presidente Kamala Harris para continuar pressionando pelo retorno de Griner.
“Precisamos nos unir e ajudar a fazer tudo o que pudermos para trazer BG para casa com rapidez e segurança!!” o Space Jam: um novo legado estrela twittou em junho de 2022. “Nossa voz como atletas é mais forte juntos.”
Griner foi presa em um aeroporto de Moscou em fevereiro de 2022 enquanto estava no país jogando pelo UMMC Ekaterinburg durante o período de entressafra da WNBA. As autoridades russas alegaram que a atleta carregava óleo de haxixe na bagagem. Notícias de sua prisão e subsequente detenção, no entanto, não surgiram por várias semanas.
As autoridades americanas inicialmente hesitaram em fazer qualquer movimento agressivo em nome de Griner por causa da guerra em curso da Rússia com a Ucrânia, mas em maio de 2022, o Departamento de Estado declarou que o jogador do Phoenix Mercury havia sido “detido injustamente”. Essa mudança de status significou que as autoridades poderiam começar imediatamente a negociar sua libertação, em vez de esperar até sua próxima audiência no tribunal russo.
No mesmo mês, a detenção de Griner foi estendida até pelo menos meados de junho de 2022. Nesse ínterim, a nativa do Texas tem se comunicado com seus amigos e familiares por meio de cartas. “Ela brinca em suas cartas. Eu não sei como ela faz isso com o que ela está passando,” Amanda Zahui B., jogadora do Los Angeles Sparks, disse à Associated Press que manteve contato com seu colega. “Ela é uma alma incrível. Ela traz luz em uma situação como essa. Eu não acho que muitas pessoas conseguiriam fazer isso.”
A esposa do vencedor do ESPY, Cherelle Grinertambém vem oferecendo seu apoio de longe, falando com o secretário de Estado dos EUA Anthony Blinken sobre o caso. “Você diz que ela é a principal prioridade, mas eu quero ver, e sinto que seria eu vendo BG em solo americano”, disse Cherelle Bom Dia America em maio de 2022.
A ex-aluna da Baylor University acrescentou que sua esposa só estava jogando na Rússia porque os salários da WNBA não são lucrativos o suficiente para sustentar sua família. É comum que muitos jogadores da WNBA viajem para o exterior fora da temporada para complementar sua renda.
“BG adoraria não ir para o exterior”, explicou Cherelle. “Ela teve apenas um Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos em nove anos desde que se tornou profissional e sente falta de tudo isso. Só porque, você sabe, ela não consegue ganhar dinheiro suficiente na WNBA, tipo, para sustentar sua vida.
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Continue rolando para mais detalhes sobre o caso de Brittney: