Harry Potter cultivou um fandom obstinado de Potterheads que sabem tudo, desde sua casa em Hogwarts até a pronúncia correta de “Wingardium Leviosa”.
JK Rowling começou a escrever a aclamada série infantil em 1990, enquanto estava em um trem atrasado de Manchester, na Inglaterra, para a estação King’s Cross, em Londres. A história segue Harry de 11 anos – um órfão criado por sua tia e tio malvados – que descobre que é um bruxo. O nativo do Reino Unido eventualmente conceituou o enredo em uma série de livros de sete partes ao longo dos anos.
Rowling disse à CBS News em 2003 que escrever era difícil para ela como mãe solteira de sua filha, Jessica, e vivendo da previdência social.
“Eu andava por Edimburgo empurrando-a no carrinho e esperava até que ela adormecesse. E então eu literalmente corria para o café mais próximo e escrevia enquanto ela dormisse”, disse ela na época, acrescentando que seu livro foi rejeitado por “quatro das cinco editoras” antes de conseguir um contrato.
Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado no Reino Unido em 1997. Rowling vendeu o livro para a Scholastic, que distribui a história sob o título Harry Potter e a Pedra Filosofal, nos Estados Unidos. O lançamento marcou o início de um fenômeno mundial com mais de 500 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
À medida que os fãs ficaram mais encantados com o Mundo Mágico, Rowling começou a sentir a pressão para publicar novos livros mais rapidamente. Depois de correr para terminar Harry Potter e o Cálice de Fogo – que atingiu 636 páginas – ela decidiu que era hora de desacelerar.
“A pressão disso se tornou esmagadora”, disse ela ao jornal. Nova iorquino em 2012. “Achei difícil escrever, o que nunca tinha acontecido comigo antes na minha vida. A intensidade do escrutínio foi esmagadora. Eu estava totalmente despreparado para isso. E eu precisava dar um passo para trás. Precisava dar um passo atrás.”
O primeiro livro foi adaptado para o filme homônimo de 2001, estrelado por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. A franquia de filmes – que arrecadou mais de US$ 7 bilhões nas bilheterias – acabou por desencadear a série prequel, Animais Fantásticos e Onde Habitam.
A Universal Studios também desenvolveu a série de fantasia em dois parques temáticos no Universal Orlando Resort na Flórida e no Universal Studios Hollywood na Califórnia.
Role para baixo para ver uma lista de celebridades que amam Harry Potter.