Um verdadeiro curinga. Miranda Lambert é conhecida por falar o que pensa através de sua música – e ela também não tem medo de ser sincera sobre a cena da música country.
A cantora de “Bluebird” foi aberta sobre o sexismo que enfrentou ao longo dos anos desde que começou como concorrente no reality show Estrela de Nashville em 2003. Enquanto ela ainda era uma adolescente tentando agendar shows em seu estado natal, Texas, ela percebeu o quanto ela teria que trabalhar muito mais só porque ela é uma mulher.
“A cena do Texas não era um lugar para garotas naquela época”, disse ela à NPR em novembro de 2019. “Os donos de bares desligavam na minha mãe e diziam: ‘Não contratamos garotas’. Então, eu ia a esses lugares com minha guitarra e dizia: ‘Posso tocar durante a mudança de set?’ [Collaborator] Jack Ingram era um deles que sempre aparecíamos em seus shows, e ele dizia, ‘Sim, você pode tocar algumas músicas enquanto estamos trocando’. E as pessoas estariam movendo cordas em volta dos meus pés. É porque eu não consegui um show – e então o dono do bar dizia, ‘Bem, ela é muito boa.’”
A cantora de “Actin’ Up” lançou seu primeiro álbum de grande gravadora, Querosene, em março de 2005. Foi disco de platina nos Estados Unidos, mas nenhum de seus singles atingiu o primeiro lugar na parada do país. Esse padrão se repetiu várias vezes ao longo dos anos, com os álbuns subsequentes de Lambert recebendo elogios da crítica e comercial, mas pouco tocados nas rádios.
Quando ela lançou seu álbum alastrando O peso dessas asas em novembro de 2016, a vencedora do CMA Award sabia que muitas de suas faixas não eram compatíveis com o rádio, mas ela não estava disposta a se comprometer. “Eu entrei em [my manager’s] escritório, dizendo: ‘Tenho 24 músicas’”, disse Lambert HITS Diário Duplo em junho de 2018. “Ela disse: ‘Como você vai cortar isso?’ Eu disse, ‘Nós não somos.’ Ela disse: ‘Nós vamos lidar com isso.’ Porque eu precisava dizer coisas, mesmo que apenas para mim.”
Natalie Hemby, que co-escreveu muitas músicas com Lambert ao longo dos anos, é uma grande fã da capacidade de sua colega de se defender. “As pessoas têm medo de tentar m-t”, disse o membro Highwomen ao Los Angeles Times em abril de 2022. “Mas a atitude de Miranda sempre foi: Segure minha cerveja – veja isso.”
Continue rolando para ver mais das citações mais críticas de Lambert sobre a indústria da música country.