Judi Dench
Geisler/Dave Bedrosian/DDP/INSTARUma atualização de partir o coração. Judi Dench revelou que sua visão está dificultando a memorização de roteiros para novos papéis.
“Tornou-se impossível”, explicou o vencedor do Oscar, 88 anos, durante uma aparição na sexta-feira, 17 de fevereiro, no O Show de Graham Norton. “E como tenho memória fotográfica, preciso encontrar uma máquina que não apenas me ensine minhas falas, mas também me diga onde elas aparecem na página.”
O Gatos a atriz continuou dizendo que anteriormente não tinha problemas para aprender roteiros inteiros rapidamente. “Eu costumava achar muito fácil aprender as falas e memorizá-las”, lembrou o nativo do Reino Unido. “Eu poderia fazer tudo décima segunda noite agora mesmo.”
O vencedor do Tony Award ainda não desacelerou. Ela está atualmente promovendo seu filme Aleluiaque se baseia Alan Bennetpeça de mesmo nome. Em 2021, ela apareceu em Kenneth Branaghfilme vencedor do Oscar Belfastrecebendo uma indicação ao Oscar por sua atuação como vovó.
Dench revelou em 2012 que foi diagnosticada com degeneração macular relacionada à idade. “Não desejo que isso seja exagerado”, disse ela à Reuters em um comunicado na época. “Esta condição é algo que milhares e milhares de pessoas em todo o mundo estão enfrentando. É algo com o qual aprendi a lidar e a me adaptar – e isso não me levará à cegueira.”

Judi Dench em ‘Skyfall’.
Moviestore/ShutterstockQuase 10 anos depois, ela se abriu sobre como se adaptou à sua condição, aprendendo a memorizar suas falas por meio da repetição.
“Você encontra uma maneira de simplesmente contornar e superar as coisas que acha muito difíceis”, explicou ela durante um evento de caridade em fevereiro de 2021 para a Vision Foundation de Londres. “Tive que encontrar outra maneira de aprender falas e coisas, que é fazer com que grandes amigos meus as repitam várias vezes. Portanto, tenho que aprender por meio da repetição e só espero que as pessoas não percebam muito se todas as falas forem completamente inúteis!”
Apesar da dificuldade, o Shakespeare apaixonado atriz brincou que sua condição ocasionalmente leva a alguns momentos engraçados. “Eu estava fazendo O conto do inverno com Ken Branagh alguns anos atrás, interpretando Paulina, e depois de corrermos por três semanas ou mais … ele me disse – eu tenho um longo discurso no final – ele disse: ‘Judi, se você dissesse isso falasse cerca de 2,5 metros à sua direita, você estaria dizendo isso para mim e não para o [proscenium] arco’”, lembrou Dench. “Eu confio nas pessoas para me dizer!”