Para os livros de recordes! Meryl Streep, Halle Berry e Jordan Peele estão entre as estrelas que fizeram história no Oscar ao longo da vasta história da prestigiada premiação. Do vencedor mais jovem ao maior número de indicações, atores e filmes deixaram sua marca no Oscar de várias maneiras.
Berry se tornou a primeira mulher afro-americana a ganhar o prêmio de melhor atriz em 2002 por seu papel em Bola do monstro. Ela fez um discurso comovente ao aceitar seu prêmio. “Este momento é muito maior do que eu”, disse ela ao público. “Este momento é para Dorothy Dandridge, Lena Horne, Diahann Carroll. É para as mulheres que estão ao meu lado: Jada Pinkett, Angela Bassett, Vivica Raposa. E é para cada mulher de cor sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta foi aberta esta noite”.
Quinze anos depois, o Morra outro dia estrela refletiu sobre a conquista em meio à controvérsia #OscarsSoWhite. “Eu sentei lá e realmente pensei: ‘Uau, aquele momento realmente não significou nada’”, disse ela Teen Vogue em junho de 2017. “Não significou nada. Achei que significava alguma coisa, mas acho que não significava nada.
Berry chamou a revelação de um de seus “momentos mais baixos”, acrescentando: “É preocupante, para dizer o mínimo”.
Streep, por sua vez, superou há muito tempo o recorde de maior número de indicações ao Oscar conquistadas por um ator. Portanto, quando ela recebeu seu 20º aceno em 2017 para Florence Foster Jenkinsela reagiu com um GIF dela mesma dançando.
Os filmes fizeram tanta história quanto os indivíduos no Oscar. Parasita tornou-se o primeiro filme sul-coreano a ser indicado para Melhor Filme em 2020 – e mais tarde o primeiro filme em língua estrangeira a vencer na categoria principal da noite.
Bong Joon-ho, que também ganhou o prêmio de Melhor Diretor, expressou o desejo de que seu trabalho abra um mundo de possibilidades para projetos semelhantes. “O cinema coreano tem uma longa história”, disse ele Variedade em novembro de 2019. “Existem muitos mestres que ainda não foram apresentados ao público ocidental. Seria ótimo se as pessoas se interessassem mais pelo cinema coreano devido à minha indicação.”
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Role para revisitar os recordes mais notáveis da história do Oscar.