Um dia que definiu a história. A coroação real da falecida rainha Elizabeth II marcou o início de sua jornada para se tornar a monarca britânica com o reinado mais longo.
Após a morte de seu pai, o rei George VI, em fevereiro de 1952, Elizabeth, de 25 anos, assumiu o trono, tornando-se a primeira monarca feminina desde sua tataravó, a rainha Vitória, que morreu aos 81 anos em 1901. No entanto, Elizabeth nunca deveria se tornar rainha – a linhagem real mudou em 1936, quando seu tio, o rei Edward VIII, abdicou do trono e passou o título para seu irmão, colocando Elizabeth como a próxima na linha.
Já casada com o marido, o príncipe Philip, e mãe de Rei Carlos III e princesa AnaElizabeth foi coroada em 2 de junho de 1952, na Abadia de Westminster em Londres, o mesmo lugar onde ela e Phillip – que faleceu aos 99 anos em abril de 2021 – se casaram em novembro de 1947. (Ela e o falecido duque de Edimburgo também compartilharam filhos Príncipe Andrew e Príncipe Edward.)
Sua cerimônia marcou a primeira coroação televisionada da história e foi assistida por milhões de telespectadores em todo o mundo. Entre os mais de 8.000 convidados presentes estavam a mãe de Elizabeth, a rainha Elizabeth, a rainha-mãe, sua irmã, a princesa Margaret, e o então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill.
A monarca usou a tiara do Diadema do Estado a caminho da coroação, na qual foi coroada com a Coroa de Santo Eduardo. Ao sair da cerimônia, ela vestiu a Coroa do Estado Imperial, que traz pedras preciosas como diamantes, rubis, safiras e pérolas. Seu vestido foi desenhado por Sir Norman Hartnell, e seu buquê de coroação, feito pela Worshipful Company of Gardeners, era composto de orquídeas, lírios-do-vale, estefanotis e cravos.
Elizabeth fez um discurso televisionado ao público na noite de sua coroação. “Ao longo deste dia memorável, fui elevada e sustentada por saber que seus pensamentos e orações estavam comigo”, disse ela na época. “Sei o tempo todo que meus povos, espalhados por todos os continentes e oceanos do mundo, se uniram para me apoiar na tarefa a que agora me dedico com tanta solenidade.”
Ela concluiu sua mensagem: “À medida que este dia chega ao fim, sei que minha lembrança permanente dele será, não apenas a solenidade e a beleza da cerimônia, mas a inspiração de sua lealdade e afeto. Agradeço a todos de coração cheio. Deus abençoe todos vocês.”
Após 70 anos no trono, Elizabeth faleceu aos 96 anos em setembro de 2022. Dois dias depois, Charles foi oficialmente declarado rei da Inglaterra durante uma cerimônia de ascensão no Palácio de St. Mais tarde naquele mês, a rainha foi sepultada na Capela de São Jorge. no Castelo de Windsor. A coroação de Charles está marcada para maio de 2023.
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Role para baixo para reviver os maiores momentos da coroação histórica de Elizabeth: