Harvey Weinstein foi condenado a 16 anos de prisão após sua condenação no ano passado por estupro e agressão sexual.
O desgraçado magnata do cinema, 70, já está cumprindo 23 anos de prisão em Nova York após sua condenação em 2020 por uma acusação de estupro e uma acusação de agressão sexual criminosa. A nova sentença foi proferida em Los Angeles na quinta-feira, 23 de fevereiro.
Em dezembro de 2022, um júri votou pela condenação de Weinstein por três acusações de estupro e agressão sexual. As acusações foram baseadas no relato de uma mulher identificada como Jane Doe #1, que alegou que o cofundador da Weinstein Company a estuprou após um festival de cinema de 2013.
O júri o absolveu da acusação de agressão sexual criminosa de uma mulher identificada como Jane Doe # 3 e foi dividido em acusações envolvendo dois outros acusadores. Weinstein se declarou inocente de todas as acusações contra ele.
A equipe jurídica do ex-produtor entrou com uma moção em janeiro para solicitar um novo julgamento, alegando que o júri foi instruído indevidamente antes de suas deliberações. Juiz Lisa B. Lenchno entanto, negou essa moção antes da sentença na quinta-feira.
No tribunal, Weinstein continuou negando qualquer irregularidade. “Afirmo que sou inocente”, disse ele. “Eu nunca estuprei ou agredi sexualmente Jane Doe #1. Nunca conheci essa mulher, e o fato é que ela não me conhece. Isso é sobre dinheiro.”
Sua acusadora, por sua vez, testemunhou que “queria morrer” após seu suposto encontro com ele. “Foi nojento. Foi humilhante, miserável. Eu não lutei”, disse ela ao tribunal. “Lembro-me de como ele estava olhando no espelho e me dizendo para olhar para ele. Eu gostaria que isso nunca tivesse acontecido comigo.
O nativo de Nova York pediu ao tribunal que não o condenasse à prisão perpétua, mas a nova sentença significa que ele provavelmente passará o resto de seus anos atrás das grades.
No mês passado, Weinstein apelou de sua condenação em Nova York, argumentando que o juiz minou seu direito a um julgamento justo ao “sucumbir à pressão” do movimento #MeToo. Seus advogados pediram ao Tribunal de Apelações de Nova York que rejeitasse a condenação de Weinstein por estupro e ordenasse um novo julgamento por uma única acusação de ato sexual criminoso. Eles argumentaram que a acusação de estupro não pode ser repetida porque envolve suposta conduta fora do estatuto de limitações.
O Tribunal de Apelações concordou em ouvir o recurso de Weinstein em agosto de 2022, depois que um tribunal de apelação intermediário confirmou sua condenação. Os promotores têm até 1º de março para responder ao novo recurso.
“Sou muito grato aos meus advogados por trabalharem duro e com inteligência nisso”, disse Weinstein em um comunicado em janeiro. “O trabalho duro deles vai me ajudar a provar minha inocência no final.”
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Se você ou alguém que você conhece foi abusado sexualmente, ligue para a National Sexual Assault Hotline em 1-800-656-HOPE (4673). Um membro da equipe treinada fornecerá suporte confidencial e livre de julgamento, bem como recursos locais para ajudar na cura, recuperação e muito mais.