Perdendo o momento. James cameron pulou o Oscar de 2023 no domingo, 12 de março, apesar de seu filme Avatar: O Caminho da Água concorrendo a Melhor Filme.
Produtor Jon Landau disse que Cameron, 68, não pôde comparecer devido a “motivos pessoais”, por Variedade. Ele foi flagrado na festa pré-Oscar da CAA em Los Angeles na sexta-feira, 10 de março.
Cameron foi identificado como um candidato ausente em Jimmy Kimmelmonólogo de abertura no início da transmissão ao vivo da ABC. “Você sabe, Tom [Cruise] e James Cameron não apareceu esta noite. Os dois caras que insistiram que fôssemos ao teatro não vieram ao teatro”, disse o apresentador, 55, à platéia do Dolby Theatre, em Los Angeles.
Kimmel acrescentou que enquanto Top Gun: Maverick e a sequência de Avatar estão concorrendo a Melhor Filme, Cruise não concorreu a Melhor Ator e Cameron não foi indicado a Melhor Diretor. “Quero dizer, como a Academia não indica o cara que dirigiu Avatar? O que eles pensam que ele é, uma mulher? Kimmel brincou. As indicações de Melhor Diretor foram controversas, pois nenhuma mulher foi incluída.
Já Cruise, de 60 anos, não compareceu ao Oscar porque está ocupado com as filmagens. Ele está atualmente no exterior trabalhando em Missão: Impossível – Dead Reckoning Parte II, nós semanalmente confirmado no domingo. Produtor Jerry Bruckheimer espera-se que aceite o prêmio de Melhor Filme se seu filme vencer.
Avatar: O Caminho da Água, a sequência do filme Avatar de Cameron de 2010, chegou aos cinemas em dezembro, após uma espera de 13 anos entre os filmes. A tão esperada parcela trouxe de volta Zoe Saldaña e Sigourney Weaver – ambos estavam presentes na premiação de domingo – junto com o protagonista Sam Worthington, e o filme recebeu quatro indicações ao Oscar. O blockbuster de ficção científica concorre a Melhores Efeitos Visuais, Melhor Design de Produção e Melhor Som.
Claro, Melhor Filme é a categoria mais cobiçada e competitiva da noite. Avatar: Way of the Water está enfrentando Tudo quieto na Frente Ocidental, Os Banshees de Inisherin, Elvis, Tudo em todos os lugares ao mesmo tempo, Os Fabelmans, Tár, Top Gun: Maverick, Triângulo da Tristeza e mulheres conversando para o maior prêmio da noite.
Embora o primeiro Avatar tenha concorredo a três prêmios da Academia em 2010, ele nunca ganhou nenhuma estátua. Cameron, no entanto, tem três Oscars próprios. Titânico ganhou Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição de Filme na cerimônia de 1998.