Jimmy Carter
John Amis/AP/ShutterstockJimmy Carter iniciou os cuidados de fim de vida. O Carter Center, sua fundação, anunciou que o 38º presidente dos Estados Unidos da América entrou em cuidados paliativos no sábado, 18 de fevereiro.
“Após uma série de curtas internações hospitalares, o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter decidiu hoje passar o tempo restante em casa com sua família e receber cuidados paliativos em vez de intervenção médica adicional”, anunciou o Carter Center em um comunicado. “Ele tem todo o apoio de sua família e de sua equipe médica. A família Carter pede privacidade durante este período e agradece a preocupação demonstrada por seus muitos admiradores”.
Jason Carter, um dos netos de Jimmy e ex-senador do estado da Geórgia, retuitou a declaração do Carter Center com sua própria atualização. “Eu vi meus dois avós ontem. Eles estão em paz e, como sempre, sua casa está cheia de amor. Obrigado a todos por suas amáveis palavras”, escreveu o jogador de 47 anos no sábado.
Jimmy (nascido James Earl Carter, Jr.) mora em sua cidade natal, Plains, Georgia, com a esposa Rosalynn Carter95. Os dois, que se casaram em julho de 1946, moram na mesma casa desde 1961. Joe Biden foi o primeiro presidente em exercício a visitar a casa de Carter em abril de 2021. Ele queria prestar homenagem a seu antecessor depois que Jimmy não pôde para assistir à inauguração no início daquele ano.
O ex-tenente naval serviu um mandato como governador da Geórgia antes de se tornar o candidato presidencial do Partido Democrata. Ele derrotou Gerald Ford nas eleições de 1976. Ele serviu por um mandato, deixando o Salão Oval em 1981, depois que Ronald Reagan foi eleito.

Jimmy Carter
John Angelillo/UPI/ShutterstockO Carter Center foi fundado em 1982 por Jimmy e Rosalynn para combater doenças e encorajar a esperança e a paz em todo o mundo. Seu trabalho com o centro lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.
Talvez o mais memorável de seus esforços de caridade seja o trabalho do ex-presidente com a Habitat for Humanity. Jimmy e Rosalynn ajudaram a construir, reformar e consertar 4.390 casas em 14 países, afirma a organização.
“O Habitat oferece um caminho simples, mas poderoso, para pessoas de diferentes origens se unirem para alcançar as coisas mais significativas da vida. Um lar decente, sim, mas também um vínculo genuíno com nossos semelhantes. Um vínculo que vem com a construção de muros e a quebra de barreiras”, disse ele à Habitat for Humanity em uma entrevista anos antes de entrar em cuidados paliativos.
Antes de anunciar os cuidados de fim de vida de Jimmy, o casal já havia determinado que não poderia participar do Carter Work Project with Habitat for Humanity. O casal participou pela última vez em 2019, seu 36º ano construindo ao lado de voluntários, e o evento está em um hiato desde então em meio à pandemia do COVID-19. Está programado para voltar em outubro de 2023 com Garth Brooks e Trisha Yearwood hospedagem do evento.