Anderson Comas
Cortesia de Anderson Comas/InstagramAnderson Comas está vivendo a sua verdade. O jogador de beisebol da liga secundária se assumiu gay publicamente via Instagram no domingo, 19 de fevereiro.
O jovem de 23 anos começou seu anúncio – que ele afirmou “pode ser a coisa mais pessoal que já compartilho” – com um aviso, escrevendo na legenda da postagem: “Se você é homofóbico, esta postagem pode não ser para você ou talvez sim, então você pode ver que todos somos importantes e todos somos iguais.
Revelando que ele é “orgulhosa e felizmente parte da comunidade LGBTQ+”, o outfielder que virou arremessador continuou: “Eu também sou um ser humano com uma grande alma, sou respeitoso, sou um amante, amo minha família e amigos e isso é o que realmente importa.”
Comas continuou: “Eu gosto muito do meu trabalho, ser um jogador de beisebol profissional é a melhor coisa que me aconteceu, então eu só quero dizer algo para aquelas pessoas que dizem que gays não podem ser alguém nesta vida, bem, olhe para mim. Sou gay e sou um atleta profissional, então isso não me impediu de realizar meus sonhos, estou fazendo isso porque quero ser uma inspiração para aqueles como eu que lutam por seus sonhos.
Ele encerrou sua mensagem com uma nota encorajadora, escrevendo: “Por favor, não dê ouvidos a essas coisas estúpidas que as pessoas dizem sobre nós, lute por seus sonhos, acredite em si mesmo e vá em frente”.
O nativo da República Dominicana começou sua carreira na equipe da liga novata afiliada do Chicago White Sox em julho de 2016 e mais tarde ingressou no Great Falls Voyagers em junho de 2019. Ele voltou ao sistema White Sox em maio de 2021 e novamente em abril de 2022, após jogar brevemente pelo os Cannon Ballers de Kannapolis.
O Chicago White Sox apoiou externamente Comas por meio da página oficial do time no Twitter. “Estamos todos muito orgulhosos de você, Anderson” ler um post no domingocompleto com um emoji de coração e bandeira do orgulho.
A organização também compartilhou uma mensagem do gerente geral assistente de desenvolvimento de jogadores do White Sox, Chris Getz. “Anderson compartilhou suas notícias conosco pela primeira vez no ano passado”, revelou o comunicado. “E fiquei muito satisfeito por ele se sentir confortável o suficiente para compartilhar conosco o desenvolvimento do jogador. Também fiquei feliz com a reação de toda a organização, que como seria de esperar foi apoiar, ajudar e parabenizar um companheiro de equipe.”
Getz, 39 anos, concluiu: “Estamos todos muito orgulhosos de Anderson e de que ele se sente à vontade para compartilhar tão abertamente uma parte pessoal tão importante de sua vida”.
Comas segue os passos da ex-estrela da liga secundária David Densonque fez história como o primeiro jogador abertamente gay da liga em 2015, bem como Salomão Batesque se abriu sobre sua sexualidade após sua saída do San Francisco Giants em agosto de 2022.
“Ainda vou abrir portas para atletas gays como eu”, escreveu Bates, 40, em um post no Instagram na época. “Ainda vai se esforçar para ser um dos maiores a fazê-lo.”