Luiza Martins fazia parte da dupla sertaneja Luíza e Maurílio, que foi dissolvida pela morte de Maurílio por um mal súbito.
Luiza Martins está seguindo sua carreira solo e sua vida, após brigas judiciais com o ex-empresário e, principalmente, com a morte trágica e surpreendente de Maurílio, seu parceiro que, juntos, formavam a dupla sertaneja Luiza e Maurílio. Desde 2016 como uma dupla, lançaram seu primeiro álbum em 2017 e ganhou os corações do brasileiros com as músicas “S de Saudades” – parceria com Zé Neto e Cristiano -, “Licença Aí” e “Pode Sumir”.
Noiva de Marcela Mc Gowan, ex- BBB 20 e médica de 34 anos, Luíza é uma das únicas sertanejas LGBTQIAP+ em atividade e com o sucesso que tem. Com os planos do casamento previstos para esse ano, juntamente com a construção de uma família ao lado de Marcela, com filhos, Luiza abriu o coração sobre a mescla de sua carreira na música, desta vez solo, com seu relacionamento homoafetivo.
É fato que a predominância dos homens na música sertaneja é muito frequente ainda, mesmo com grandes nomes – como Roberta Miranda e Marília Mendonça – e novas apostas – tais como Ana Castela e Paula Mattos, que também é uma cantora sertaneja abertamente lésbica – ajudando a descontruir esta afirmação. Mais do que oportunidades para mulheres cantarem em palcos, o buraco é mais fundo quando as letras falam sobre romances héteros e a mulher como objetificação.

“Muitas vezes. Na verdade, a gente por ser mulher toma tanta porrada. Somos tão caladas. Eu escolhi, não só por ser mulher, mas por ser uma mulher lésbica dentro do sertanejo, não saber que as pessoas estão falando, pensando ou comentando (…) Todas nós temos esse momento de romper essa bolha e quando você se expõe, você é taxada de maluca, doida. Quando entendi isso doeu pra caramba, não vou mentir.
(…) Às vezes, você dá uma opinião ‘Ah, acho que fica melhor assim’. E ouve: ‘Fica quietinha aí’. Eu lembro que eu guardava essas coisas para mim e pensava: ‘Será que rompi essa bolha mesmo?’. Depois que rompi a bolha comecei a entender muita mulher que se cala, porque não é fácil. Peitar isso, não é fácil. Não é para qualquer um”, disse Luíza à Marie Claire.
A cantora Luíza ainda reflete mais em cima de sua sexualidade dentro desse gênero:
“Eu nem sabia que a gente era referência de representatividade. Entendi o que era representatividade comigo mesma, e depois em outros âmbitos da sociedade. A gente assumiu nosso relacionamento e as pessoas começaram a trazer essa questão, nos agradecendo. Eu e Marcela somos muito queridas pelas pessoas, então, acho que o casamento vai ser bem bacana e uma extensão dessa representatividade. Nós somos um casal, nossa família é válida e podemos ter filhos. Se você não pode ser quem é, está vivendo qual vida?”, pensou Luíza.

“Nós temos uma vida de casadas, mas queremos fazer festão (…) A gente quer filho, casamento e tudo a que temos direito”, foi o que adiantou Luíza sobre seu futuro com sua noiva Marcela.
Luíza Martins lançou sua carreira solo em Outubro de 2022, com a gravação do DVD “Continua”, mesmo nome de uma música que fará homanegem ao seu eterno colega Maurílio, regravada ainda em vida por Maurílio atuando pela primeira vez na primeira voz: “Ela fala basicamente sobre seguir em frente. Achei linda na época que gravamos, e agora ela faz todo sentido para mim”, disse Luíza ao F5.
As músicas novas do álbum estão sendo lançadas aos poucos pela equipe de Luíza, com a mais recente e a primeira delas sendo liberada no dia 20 de janeiro. A faixa “Ponto Final” é uma parceria de Luíza Martins com o cantor Murilo Huff, com os mesmos compositores de “S de Saudade”, transbordando uma música sertaneja romântica de letra forte.
A música já tem seu videoclipe publicado no YouTube, que consta com mais de 5 milhões de visualizações em duas semanas, além de ter entrado no Top 13 das músicas am alta do Brasil na plataforma.

“Nesse novo projeto, tem muitas composições minhas, que foi uma coisa que sempre quis fazer, mas a gente acaba indo para estrada e não tem esse tempo. Quero mostrar para as pessoas quem é a Luiza como compositora. Em todas as músicas, a voz está muito na cara, então, quis destacar a voz porque é o que as pessoas falam: ‘Aquela menina da voz grossa’. Quis evidenciar muito isso”, disse a cantora.
O lançamento da carreira como cantora solo de Luíza Martins é uma verdadeira comemoração, já que a própria artista musical e compositora revelou que quase seguiu um caminho diferente: “Pensei muitas vezes em parar. Sempre falava disso no começo. Depois de mais de um ano, me sinto pronta, mas ainda tenho altos e baixos. Quando tudo aconteceu, vivi muito o meu luto. Não saí de casa, não ia para festa, chorei pra caramba. Hoje, apesar de me sentir pronta para esse momento, ainda sinto falta dele. Acredito que ele vai estar sempre presente em mim, então, tento pensar de forma positiva. Tem músicas nesse projeto que a gente tinha escolhido juntos, é uma sequência de sonhos.”