O que é uma temporada de premiações sem um pouco de controvérsia? O Grammy Awards é conhecido por entreter os telespectadores, mas quando se trata de quebra-cabeças musicais espetaculares – e de virar a cabeça, ele teve seu quinhão.
De Bob Dylanperformance de 1998 – que foi notoriamente interrompida pelo artista de Nova York Michael Portnoy — para o prêmio de Melhor Novo Artista da dupla de “Blame It On The Rain” Milli Vanilli em 1990, nós semanalmente está olhando para os momentos mais controversos da história.
Will Smith, por sua vez, expressou sua frustração depois que a Recording Academy anunciou em 1989 que estava estreando uma nova categoria – Melhor Performance de Rap – apenas para revelar que não seria televisionado. O Príncipe fresco de Bel-Air alum optou por pular a premiação naquele ano devido à decisão.
Mais recentemente, o ex-presidente da academia de gravação Neil Portnow foi criticado por seus comentários controversos sobre as mulheres precisando “subir” durante o 60º Grammy Awards em 2018. Muitas estrelas foram rápidas em expressar seu desdém – incluindo Kelly Clarkson.
“Uma alma confusa disse que as mulheres precisam ‘intensificar’ seu jogo A se quiserem começar a ganhar e quer saber, eu nem estou bravo com a ignorância”, o ídolo americano alume twittou na época. “Vou apenas apontar gentilmente na direção do meu álbum A-game que lancei recentemente.”
Em janeiro de 2021, O fim de semana acabou com o conceito de premiação quando seu álbum aclamado pela crítica Depois de horas não recebeu uma única indicação ao Grammy.
“Eu uso um soco como uma analogia. Porque isso meio que me atingiu do nada ”, disse o músico Painel publicitário dois meses após o esnobismo. “Eu definitivamente senti… eu senti coisas. Não sei se era tristeza ou raiva. Acho que foi só confusão. Eu só queria respostas. Tipo, ‘O que aconteceu?’ Fizemos tudo certo, eu acho.
Na época, o nativo do Canadá explicou que não era sobre ele ser “arrogante” ou “arrogante” por esperar uma indicação, acrescentando: “As pessoas me disseram que eu seria indicado. O mundo me disse. Tipo, ‘É isso; este é o seu ano.’ Estávamos todos muito confusos.”
Para The Weeknd, seu desprezo fazia parte de um problema muito maior na indústria do entretenimento.
“Olha, eu pessoalmente não me importo mais. Eu tenho três Grammys, o que não significa nada para mim agora, obviamente. Não é como, ‘Oh, eu quero o Grammy!’ É que isso aconteceu, e estou disposto a ficar na frente do fogo, desde que isso não aconteça novamente”, observou. “Nos últimos 61 anos do Grammy, apenas 10 artistas negros ganharam o Álbum do Ano. Eu não quero fazer isso sobre mim. Isso é apenas um fato.
Recording Academy presidente e presidente interino / CEO Harvey Mason Jr. respondeu à manchete de The Weeknd fazendo reação, dizendo Pedra rolando em uma declaração, “Fiquei surpreso e posso simpatizar com o que ele está sentindo. Sua música este ano foi excelente, e suas contribuições para a comunidade musical e para o mundo em geral são dignas da admiração de todos.”
Role para baixo para os momentos mais controversos do Grammy ao longo dos anos: