Uma honra ser indicado? Brendan Fraser pulou o Globo de Ouro de 2023 na terça-feira, 10 de janeiro, depois de acusar o ex-presidente do HFPA Philip Berk de assalto.
Fraser, de 54 anos, foi indicado ao prêmio de Melhor Ator em Filme – Drama por sua atuação em A baleia, marcando a primeira indicação ao Globo de Ouro de sua carreira. No entanto, o nativo de Indiana disse GQ antes da premiação mostram que ele não compareceria se fosse convidado. (O troféu foi para elvis Estrela Austin Butler.)
“Tenho mais história com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood do que respeito pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood”, disse Fraser em novembro de 2022, um mês antes do anúncio das indicações. “Não, não vou participar.”
Ele continuou: “É por causa da história que tenho com eles. E minha mãe não criou um hipócrita. Você pode me chamar de muitas coisas, mas não disso.
Durante uma entrevista de 2018 para a mesma publicação, Fraser alegou que foi apalpado por Berk, agora com 89 anos, em um almoço em 2003 no Beverly Hills Hotel, na Califórnia. “Eu me sentia mal. Eu me senti como uma criança. Eu senti como se houvesse uma bola na minha garganta. Achei que ia chorar”, disse o Mamãe ator afirmou. “Senti como se alguém tivesse jogado tinta invisível em mim.”
Brendan Fraser
A24Fraser confessou que não teve “coragem para falar” depois que o suposto incidente ocorreu “por risco de humilhação ou danos à minha carreira”. Ele acrescentou: “Eu não queria lidar com como isso me fazia sentir, ou se tornar parte da minha narrativa”.
Berk, membro de longa data da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, negou as acusações de Fraser, argumentando em um e-mail para GQ que eles eram “uma invenção total”.
Ao refletir sobre a experiência 15 anos depois, o Jorge da Selva O ator disse que começou a se culpar pelo que aconteceu – e até se perguntou se ele havia sido colocado na lista negra do HFPA. “Fiquei deprimido. (…) Eu estava infeliz — porque estava dizendo: ‘Isso não é nada; esse cara estendeu a mão e pegou uma sensação’”, lembrou ele. “[It] me fez recuar. Isso me fez sentir recluso.”
Berk serviu oito mandatos como presidente da HFPA e foi membro da organização por 44 anos. Em abril de 2021, ele foi expulso após enviar por e-mail um artigo a outros membros descrevendo o Black Lives Matter como um “movimento de ódio racista”, segundo O Repórter de Hollywood.
O HFPA já estava em maus lençóis após fevereiro de 2021 Los Angeles Times exposição detalhando supostas questões de má conduta e diversidade. De acordo com as conclusões da investigação na época, o corpo de votação não tinha nenhum membro negro. A organização chegou a contratar um especialista em diversidade, mas o Globo de Ouro de 2022 não foi televisionado em meio à polêmica. (A NBC confirmou em setembro de 2022 que a premiação de 2023 voltaria ao ar com um contrato de um ano.)
Apesar de seus altos e baixos com os especialistas da indústria, a vez de Fraser em A baleia ajudou-o a voltar a Hollywood. O drama de dezembro de 2022 foi dirigido por Darren Aronofsky e também estrelas Coisas estranhas atriz Sadie Sink.
O filme A24 segue Charlie (Fraser), um professor de inglês recluso e obeso mórbido que tenta se reconectar com sua filha distante (Sink) após oito anos separados. Enquanto alguns críticos elogiaram o desempenho de Fraser – ele ganhou uma quantidade significativa de peso para interpretar Charlie e usava um terno gordo – outros argumentaram que o filme estigmatiza a obesidade.