Uma mudança massiva. A aquisição da The CW pela Nexstar estava em negociações por meses antes da decisão ser tomada oficialmente neste verão – e tem havido muita preocupação sobre o que isso significa para a programação da rede.
Em maio de 2022, presidente e CEO Mark Pedowitz abordou a especulação de que a The CW, lançada em 2006 como uma fusão entre a WB e a UPN, seria vendida em meio a cancelamentos de grandes shows. “Olha, nenhuma dessas decisões foram fáceis. Tivemos longas conversas com nossos estúdios e empresas-mãe, e todos reconheceram que este era um momento de transição para a CW”, disse ele a repórteres. “Infelizmente, algumas decisões financeiras e estratégicas difíceis precisaram ser tomadas em todos os níveis.”
Na época, shows que incluíam o 4400, Batwoman, Encantado, DC’s Legends of Tomorrow, Dinastia, No escuro, Legados e mais não foram renovados. Pedowitz observou que eles sugeriram que os produtores executivos encerrassem seus programas como se estivessem planejando um final da série, acrescentando: “Percebo que o padrão é diferente do que fizemos nos anos anteriores, então posso ver por que isso foi um pouco choque para você e para os fãs.”
O chefe da rede também esclareceu que a decisão de encerrar certa programação não tinha nada a ver com as histórias no centro de um programa. (Quase todos os shows cancelados incluíam um ou mais personagens principais que se identificavam como LGBTQIA+.)
“O conteúdo nunca foi um fator para decidir não seguir em frente com um show”, continuou ele. “Estamos muito orgulhosos das histórias que contamos, dos produtores e escritores que criaram esses programas e de todo o talento que tivemos a sorte de ter nesta rede. Eu sempre fui um bastião de dar um final adequado a uma série de longa duração, para que nossos criativos possam terminar de contar a história em seus próprios termos, e os fãs que investiram todo esse tempo estão satisfeitos. Também tentamos fazer isso este ano.”
Pedowitz concluiu: “Nós não sabíamos 100% o que ia acontecer, então encorajamos todos esses produtores a tratar seus finais como se pudessem ser finais de série”, disse ele. “Queríamos fazer a coisa certa pela série e pelos fãs.”
Três meses depois, o CEO da Nexstar Perry Sook confirmou a compra da The CW pela empresa. “Nossa aquisição da The CW é estratégica e operacionalmente atraente, pois nos permitirá alavancar nossa experiência operacional para melhorar o desempenho da rede por meio do gerenciamento desta poderosa plataforma nacional”, disse ele em comunicado. “Planejamos aplicar os mesmos padrões financeiros rígidos para operar a The CW que aplicamos a nossos outros negócios.”
Na época, Sook explicou que a Nexstar planeja atrair um público mais velho em comparação com o público-alvo anterior da CW.
“Como muitos de vocês sabem, a CW é atualmente a rede de transmissão com a classificação mais baixa, o que acreditamos refletir amplamente o fato de sua programação ser direcionada para um público de 18 a 34 anos, enquanto a idade média do espectador da transmissão da CW é de 58 anos”, acrescentou. “Com o tempo, adotaremos uma abordagem diferente para nossa estratégia de programação CW.”
Role para baixo para saber tudo sobre a aquisição da The CW: