Desde abril de 2019, Britney Spears‘os fãs têm inundado as redes sociais com a hashtag #FreeBritney na esperança de descobrir a verdade sobre a tutela da Princesa do Pop.
Spears foi colocada sob a tutela legal em fevereiro de 2008, depois que ela sofreu um colapso público em meio ao divórcio de Kevin Federline, com quem divide os filhos Preston e Jayden. O pai dela, Jamie Spears, tem sido o principal conservador da pessoa de Britney e de seus bens, mas o advogado Andrew Wallet e a fiduciária Jodi Montgomery também tiveram papéis no caso.
Wallet abruptamente renunciou ao cargo de co-conservadora em março de 2019, dois meses depois que a cantora de “Toxic” anunciou que estava entrando em um hiato de trabalho por tempo indeterminado. Britney posteriormente passou um mês em uma instituição de saúde mental. Em setembro daquele ano, Jamie cedeu temporariamente seus poderes a Montgomery, citando “razões pessoais de saúde”. Wallet tomou medidas legais para retornar à sua função em agosto de 2020, mas no final não foi trazido de volta.
O período de Montgomery está definido para terminar em agosto de 2021, mas Britney declarou em documentos judiciais em agosto de 2020 que ela é “fortemente contra ter [Jamie] Retorna.” Ela pediu que Montgomery continuasse como o conservador de sua pessoa e que um “fiduciário corporativo qualificado” substituísse o controle de seu pai sobre sua propriedade.
“Com Jodi na mistura, Britney está mais motivada e esperançosa e continua a dar os passos na direção certa”, disse uma fonte com exclusividade Us Weekly na época, acrescentando que o vencedor do Grammy está “pronto para retomar o controle após 12 anos”.
Em setembro de 2020, Britney discursou publicamente sobre a campanha #FreeBritney pela primeira vez em uma ação judicial histórica que rejeitou o pedido de Jamie de fechar suas audiências de tutela ao público.
“A própria Britney se opõe veementemente a esse esforço de seu pai para manter sua luta legal escondida no armário como um segredo de família”, disse seu advogado, Samuel D. Ingham III, em documentos judiciais obtidos por Nós.
Ingham também criticou Jamie por dizer em uma entrevista de agosto de 2020 com Página Seis que #FreeBritney é “uma piada” inventada por “todos esses teóricos da conspiração”. Na mesma entrevista, o ex-empreiteiro negou roubar dinheiro da propriedade de sua filha, dizendo: “Tenho que denunciar cada centavo gasto ao tribunal todos os anos”.
Com a estreia do episódio “Framing Britney Spears” do FX e do Hulu The New York Times Presents Em fevereiro de 2021, inúmeras celebridades recorreram às redes sociais para pedir que Britney tivesse mais liberdade e se desculpar publicamente pela forma como foi tratada pelo público no meio da vida.
Britney quebrou o silêncio sobre sua tutela de uma década em junho de 2021 durante uma audiência no tribunal, chamando a tutela de “abusiva” e alegando que seu pai “amava o controle” que tinha sobre ela.
“Eu só quero minha vida de volta. Já se passaram 13 anos e é o suficiente ”, disse ela na época. “É o suficiente e não faz sentido algum … Eu terminei. Quero processar minha família, para ser totalmente honesto com você. ”
Role para baixo para ver quais estrelas apoiaram #FreeBritney ao longo dos anos.