Muito cedo para piadas? John Oliver fez uma piada sobre a falecida rainha Elizabeth II no episódio mais recente de Semana passada esta noite – mas nem todos os espectadores conseguiram ouvir.
O homem de 45 anos Programa diário alum reagiu rapidamente à morte do monarca antes de mergulhar na história principal do episódio de domingo, 11 de setembro. “Mas, obviamente, precisamos começar com o Reino Unido, que claramente ainda está se recuperando da morte chocante de uma mulher de 96 anos por causas naturais”, brincou Oliver no início do show.
O comediante britânico continuou: “É um grande momento que, por algum motivo, absolutamente todos sentiram que tinham que pesar o Crazy Frog, que twittou ‘RIP the Queen’. [and a] emoji de vela – um tweet que é impossível de ler sem adicionar mentalmente [Crazy Frog’s music] – para a Dominos UK, que postou: ‘Todos na Domino’s se unem à nação e ao mundo em luto pela morte da rainha Elizabeth II. Nossos pensamentos e condolências estão com a família real. O que eu acho que é legal, embora se o mundo está de luto, eles talvez devam contar à conta do US Domino’s, cujo tweet mais recente desta gravação é: ‘Se você está lendo isso, significa que você precisa de pizza como confirmação.’”
John Oliver
Paula Lobo/HBOOliver passou a mencionar Liz Truss, que foi nomeado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido no início deste mês. “Infelizmente, a morte da rainha não é o único evento traumático com o qual a Grã-Bretanha teve que lidar esta semana, porque na terça-feira, Liz Truss, basicamente Margaret Thatcher se ela estivesse chapada, se tornou sua nova primeira-ministra”, brincou.
Enquanto a transmissão da HBO Max reproduziu o episódio na íntegra, os espectadores que assistiram no exterior na plataforma de streaming da Sky NOW receberam uma versão resumida, supostamente cortando os comentários do apresentador sobre a rainha.
“@SkyUK editando a parte @iamjohnoliver / @LastWeekTonight sobre a morte da rainha não é uma boa ideia”, escreveu um usuário do Twitter, enquanto outro pedia à conta oficial de mídia social do programa para carregue o clipe on-line em sua totalidade.
Outro espectador – que se descreveu como “monarquista” – falou contra o “luto forçado” que eles acham que está presente no Reino Unido desde que Elizabeth morreu na quinta-feira, 8 de setembro. “EU POSSO FAZER UMA PIADA!!!” o usuário continuou. “@SkyUK Se @iamjohnoliver quiser ter uma opinião inteligente, jovial e factual sobre nossa rainha, eu quero ouvir.”

Rainha Elizabeth II
DAVID HARTLEY/ShutterstockUm dia após a polêmica transmissão, Oliver e seus colegas levaram para casa uma grande vitória no Emmy Awards de 2022. Semana passada esta noite ganhou seu sétimo troféu consecutivo para Outstanding Variety Talk Series, derrotando The Late Show com Stephen Colbert, The Daily Show com Trevor Noah, Late Night com Seth Meyers e Jimmy Kimmel ao vivo!
“Obrigado à HBO também. Sabemos a sorte que temos de fazer o show exato que queremos exatamente do jeito que queremos, seja fazendo um drama de metrô coreano ou chantageando o Congresso sobre corretores de dados ou encenando um elaborado casamento de repolho”, brincou Oliver enquanto aceitava a honra. “Sabemos a sorte que temos.”
Embora ele não tenha mencionado a rainha na cerimônia, Sucessão O Criador Jesse Armstrong fez referência à mudança da monarquia depois que seu show ganhou o prêmio final da noite: Melhor Série Dramática. “Grande semana para sucessões”, o produtor, 51, começou seu discurso. “Novo rei no Reino Unido Isso para nós. Evidentemente, um pouco mais de votação envolveu nossa vitória do que o príncipe Charles. … Não estou dizendo que somos mais legítimos em nossa posição do que ele. Vamos deixar isso para outras pessoas.”