Mais estranho que Ficção. O abandono segue a polêmica em torno Elizabeth Holmes e sua empresa Theranos, e os detalhes do escândalo são tão selvagens que foram praticamente feitos para a TV.
Amanda Seyfried estrela como Holmes na minissérie Hulu, que estreou na quinta-feira, 3 de março. Antecipando o papel, a atriz, 36, fez sua pesquisa, contando Bazar do harpista em fevereiro, que ela “se preparou como um filho da puta”.
“A primeira escolha que você tem que fazer é não julgar quando você interpreta alguém,” o Meninas Malvadas estrela elaborada. “Não consigo diagnosticar ninguém. E também acho que somos todos tão matizados. Somos construídos em tantas experiências diferentes, desde a infância até onde estamos agora. E eu tenho que estudar. Há muita informação por aí, e eu estava a par de tudo isso.”
O abandono não é o primeiro mergulho profundo da cultura pop na história de Holmes. Ela já foi tema de um livro intitulado Sangue ruim: segredos e mentiras em uma startup do Vale do Silícioum podcast chamado “The Dropout” e um documentário da HBO O inventor: em busca de sangue no Vale do Silício. Então, Seyfried usou o material existente a seu favor, além de entrevistas realizadas pelo criador da série, Elizabeth Meriwether.
“Recebemos informações”, o Mamãe Mia! atriz disse. “Eu fiz zoom em algumas pessoas. Estudei o máximo das fitas de depoimento porque se trata de capturar uma essência.
O objetivo de Seyfried era tornar difícil para os telespectadores “descobrir a Amanda” em sua representação. “Nisso, espero que eu desapareça”, explicou ela. “Fiz o meu melhor para absorvê-lo e, quando chegou a hora de interpretá-la, pensei: ‘Oh, Deus, o que estou fazendo? Eu estou fazendo a coisa certa?’ Mas depois, você sabe, você se acostuma. É memória muscular, certo?”
Apesar do Mank tentativas da estrela de se passar por Holmes, 38, ela não deixou que o perfeccionismo arruinasse sua experiência.
“Eu sabia que minha voz nunca seria tão profunda quanto a dela porque fisicamente não sou capaz disso”, disse ela O Repórter de Hollywood em fevereiro. “Além disso, eu prometi que não iria me incomodar e tentar imitar completamente esse outro ser humano. Seria impossível. E simplesmente não é divertido.
A própria Holmes foi criticada por aparentemente adotar uma persona que não era real, o que acrescenta outra camada de intriga à história. O abandono. “Estou agindo como Elizabeth Holmes atuando”, disse Seyfried feira de vaidade em fevereiro.
Percorra a galeria abaixo para saber mais sobre Holmes, Theranos e o escândalo que derrubou os dois.
Crédito: Shutterstock; Hulu
‘The Dropout’: por dentro da história de Elizabeth Holmes e o escândalo de Theranos
Mais estranho que Ficção. O abandono segue a polêmica em torno Elizabeth Holmes e sua empresa Theranos, e os detalhes do escândalo são tão selvagens que foram praticamente feitos para a TV.
Amanda Seyfried estrela como Holmes na minissérie Hulu, que estreou na quinta-feira, 3 de março. Antecipando o papel, a atriz, 36, fez sua pesquisa, contando Bazar do harpista em fevereiro que ela “se preparou como um filho da puta”. “A primeira escolha que você tem que fazer é não julgar quando você interpreta alguém,” o Meninas Malvadas estrela elaborada. “Não consigo diagnosticar ninguém. E também acho que somos todos tão matizados. Somos construídos em tantas experiências diferentes, desde a infância até onde estamos agora. E eu tenho que estudar. Há muita informação por aí, e eu estava a par de tudo isso.”
O abandono não é o primeiro mergulho profundo da cultura pop na história de Holmes. Ela já foi tema de um livro intitulado Sangue ruim: segredos e mentiras em uma startup do Vale do Silícioum podcast chamado “The Dropout” e um documentário da HBO O inventor: em busca de sangue no Vale do Silício. Então, Seyfried usou o material existente a seu favor, além de entrevistas realizadas pelo criador da série, Elizabeth Meriwether. “Recebemos informações”, o Mamãe Mia! atriz disse. “Eu fiz zoom em algumas pessoas. Estudei o máximo das fitas de depoimento porque se trata de capturar uma essência.
[jwplayer tHx1Gdgb-zhNYySv2]O objetivo de Seyfried era tornar difícil para os telespectadores “descobrir a Amanda” em sua interpretação. “Nisso, espero que eu desapareça”, explicou ela. “Fiz o meu melhor para absorvê-lo e, quando chegou a hora de interpretá-la, pensei: ‘Oh, Deus, o que estou fazendo? Eu estou fazendo a coisa certa?’ Mas depois, você sabe, você se acostuma. É memória muscular, certo?” Apesar do Mank tentativas da estrela de se passar por Holmes, 38, ela não deixou que o perfeccionismo arruinasse sua experiência. “Eu sabia que minha voz nunca seria tão profunda quanto a dela porque fisicamente não sou capaz disso”, disse ela O Repórter de Hollywood em fevereiro. “Além disso, eu prometi que não iria me incomodar e tentar imitar completamente esse outro ser humano. Seria impossível. E simplesmente não é divertido. A própria Holmes foi criticada por aparentemente adotar uma persona que não era real, o que acrescenta outra camada de intriga à história. O abandono. “Estou agindo como Elizabeth Holmes atuando”, disse Seyfried feira de vaidade em fevereiro. Percorra a galeria abaixo para saber mais sobre Holmes, Theranos e o escândalo que derrubou os dois.

Crédito: Beth Dubladora/Hulu
Quem é Elizabeth Holmes?
Holmes é o fundador e ex-CEO da Theranos. Ela nasceu em fevereiro de 1984 e desde criança se interessou por inventar. Ela queria cursar medicina, mas tinha medo de agulhas, o que a inspirou a lançar a Theranos. A empresária cursou a Universidade de Stanford, onde estudou engenharia química, mas desistiu em 2004 após fundar sua empresa no ano anterior.
O nativo de Washington, DC foi inspirado por Steve Jobs e começou a vestir as gola alta preta do ex-CEO da Apple. Ela também supostamente tornou sua voz mais profunda em um esforço para ser levada a sério em sua indústria dominada por homens.
Holmes se tornou a bilionária mais jovem do mundo em 2014. Seu patrimônio líquido foi estimado em aproximadamente US $ 4,5 bilhões.

Crédito: Michael Desmond/Hulu
O que é Theranos?
Holmes fundou a Theranos em 2003 com a ideia de que poderia inventar uma maneira de realizar exames de sangue usando apenas uma pequena quantidade de sangue obtido de uma picada no dedo. Quando solicitada a descrever como a tecnologia funcionava, ela disse vagamente O Nova-iorquino em 2014, “É realizada uma química para que ocorra uma reação química e gere um sinal da interação química com a amostra, que se traduz em um resultado, que é revisado por pessoal de laboratório certificado”.
A empresária levantou mais de US$ 700 milhões de investidores de alto nível com o entendimento de que não explicaria como a tecnologia funcionava. À medida que Holmes ganhava atenção, a Theranos fechou parcerias com grandes empresas, como a Walgreens, que abriu centros de testes da Theranos em suas lojas.

Crédito: Beth Dubladora/Hulu)
Quem é Sunny Balwani?
Holmes começou a namorar o presidente e COO da Theranos pouco antes de ela abandonar a faculdade aos 19 anos, apesar da diferença de idade de quase 20 anos. Eles se conheceram quando ela estava no programa de mandarim de verão de Stanford, meses antes de ela ir para a universidade.
Balwani, agora com 56 anos, era o braço direito de Holmes na empresa, mas os dois se separaram em 2016, quando ele saiu da Theranos.
Holmes afirmou mais tarde que Balwani abusou dela sexual e emocionalmente durante o relacionamento e, como resultado, prejudicou seu estado mental. Ele negou as acusações.

Crédito: Jeff Chiu/AP/Shutterstock
O que Holmes e sua empresa fizeram de errado?
À medida que a Theranos crescia, o cientista-chefe da empresa supostamente alertou Holmes de que sua tecnologia de teste de sangue não funcionava. A FDA lançou uma investigação em agosto de 2015 em meio a suspeitas de que os resultados dos testes eram imprecisos. Wall Street Journal repórter John Carreyrou escreveu uma denúncia em outubro de 2015 que afirmava que a máquina de teste de sangue da Theranos, Edison, não poderia fornecer resultados corretos, então a empresa estava executando amostras em máquinas feitas por outros fabricantes e usadas por equipamentos tradicionais de teste de sangue.
“Isso é o que acontece quando você trabalha para mudar as coisas, e primeiro eles pensam que você é louco, depois brigam com você e, de repente, você muda o mundo”, disse Holmes em dinheiro louco em meio às denúncias.

Crédito: Beth Dubladora/Hulu
Qual foi a consequência do escândalo?
Em outubro de 2016, a Theranos encerrou suas operações de laboratório e fechou seus centros de bem-estar.
Holmes, Theranos e Balwani foram acusados de “fraude maciça” pela SEC em março de 2018. Ela concordou em abrir mão do controle financeiro e votante da empresa, pagar uma multa de $ 500.000 e devolver as ações da Theranos.
Em junho de 2018, Holmes e Balwani foram acusados de nove acusações de fraude eletrônica e duas acusações de conspiração para cometer fraude eletrônica. Ambos se declararam inocentes. Ela deixou o cargo de CEO na época e a Theranos anunciou seus planos de fechar em setembro de 2018.

Crédito: Nic Coury/AP/Shutterstock
O que aconteceu durante o julgamento e as consequências?
Seu julgamento começou em setembro de 2021, após atrasos causados pela pandemia de coronavírus. Ela admitiu em seu depoimento que escondeu dos investidores o uso de máquinas comerciais de teste de sangue pela empresa, mas alegou que a equipe jurídica da Theranos disse a ela que as alterações feitas pela empresa nos dispositivos eram consideradas segredos comerciais.
Em janeiro, um júri considerou Holmes culpado de quatro acusações de fraudar investidores – três acusações de fraude eletrônica e uma acusação de conspiração para cometer fraude eletrônica. Eles a consideraram inocente em quatro acusações de fraude de pacientes e não chegaram a um veredicto em três acusações de fraude eletrônica contra investidores. As últimas acusações foram posteriormente rejeitadas.
Em meio a seus problemas legais, Holmes se casou com Billy Evans – herdeira de uma rede de hotéis na Califórnia – em junho de 2019. Ela deu à luz seu filho em julho de 2021.

Crédito: Peter DaSilva/EPA-EFE/Shutterstock
Qual é a sentença de prisão de Holmes?
Holmes, que está grávida dela e do segundo filho de Evans, foi condenada a 11 anos e três meses de prisão em novembro de 2022, por vários meios de comunicação. Depois de cumprir sua sentença, ela terá que completar três anos de supervisão após sua libertação e pagar US$ 100 por cada acusação de fraude, de acordo com a CNN.
Holmes chorou no tribunal, de acordo com a Associated Press, dizendo: “Lamento minhas falhas com cada célula do meu corpo”.