Poucas franquias rivalizam com as da Marvel e Guerra das Estrelas universos, mas uma franquia de filmes de ação de alta octanagem feita nos Estados Unidos mudou Hollywood para sempre: O Velozes e Furiosos.
Quero ver Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez e Dwayne Johnson (também conhecido como “The Rock”) correr por Miami, aniquilar outros pilotos e derrotar traficantes? Bem, não procure mais do que esta franquia de ação que deu um novo significado a “cenários caros”.
The Fast Saga é o mais americano possível (embora não tenha agenda política). É apenas um bando de viciados em adrenalina aprendendo sobre o verdadeiro significado da família enquanto explodem coisas.
o Velozes & Furiosos os filmes começaram em 2001 e continuaram até 2022. Uma franquia de duas décadas como essa é mais antiga do que qualquer coisa moderna que a Marvel tenha feito, pelo menos até agora. Os filmes seguem os fanáticos por corridas de rua Dominic Toretto e Brian O’Conner. Após a morte de Walker, que interpretou Brian, antes do lançamento de Furioso 7a série reviveu para mais uma saga de dominação nas bilheterias.
Uma nova adição à franquia é esperada em 2023, intitulada X rápido. Com inúmeros filmes abrangendo uma imensa quantidade de conhecimento, pode ser bom ter um guia sobre as maneiras de assistir a esses filmes fantásticos em ordem.
A melhor e única maneira de assistir a esses filmes é em ordem cronológica. Esta franquia é bastante fácil de assistir desde o início, já que as datas de lançamento dos filmes correspondem à ordem cronológica real de seus eventos; no entanto, há um filme que joga as coisas um pouco fora, e é O Velozes e Furiosos: Deriva de Tóquio. Apesar de ser o terceiro filme lançado nos cinemas, o enredo deve acontecer logo após Velozes & Furiosos 6.
Aqui está uma lista de todos os Velozes & Furiosos filmes em ordem cronológica:
- O Velozes e Furiosos (2001)
- 2 velozes e 2 furiosos (2003)
- Velozes & Furiosos (2009)
- Cinco rápidos (2011)
- Velozes & Furiosos 6 (2013)
- Velozes e Furiosos: Deriva de Tóquio (2006)
- Furioso 7 (2015)
- O destino dos furiosos (2017)
- Presentes Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)
- F9 (2021)
- X rápido (2023)
Com 11 filmes e contando, você deve tomar cuidado para assisti-los nesta ordem. Você não quer perder um segundo de qualquer um desses filmes. Vamos dar um rápido resumo de cada filme desta amada franquia.

O Velozes e Furiosos (2001)
O primeiro filme é estrelado por Diesel como um ladrão e Walker como um policial disfarçado. As coisas ficam loucas quando o personagem de Diesel, Dom, pede ao personagem de Paul, Brian, para se juntar à sua equipe para um assalto. Jordana Brewster (como Mia) e Rick Yune também estrelam o filme que começou tudo.
2 velozes e 2 furiosos (2003)
Em 2003, vimos apenas Paul Walker reviver seu papel, e novos atores Tyrese Gibson (romano) e Ludacris (Tej) se juntar ao elenco. Vin Diesel não aparece no segundo filme. Brian faz mais alguns trabalhos disfarçados ao lado de Roman Pearce para deter um criminoso.
Velozes & Furiosos (2009)
Os títulos ficam cada vez mais confusos, só para você saber, mas foi nesse ponto que a Universal decidiu rebobinar as coisas e trazer de volta os OGs. Vin e Paul retornam, e Michelle Rodriguez faz sua estreia. De importância, Gal Gadot também aparece. Brian se juntou ao FBI e ajudou Dom a encontrar o assassino de Letty Ortiz.

Cinco rápidos (2011)
Todos os regulares voltam para este filme, e Dwayne “The Rock” Johnson aparece como Luke Hobbs. Há uma mudança evidente na extremidade neste filme, já que Brian agora é um criminoso, e eles partem para outro assalto. The Rock acha que ele também pode se juntar à equipe.
Velozes & Furiosos 6 (2013)
Mais uma vez, todos retornam e vemos algumas dinâmicas familiares começarem a se desenrolar entre nossos personagens favoritos. Lucas Evans entra em cena como o vilão Owen Shaw, e (alerta de spoiler!) descobrimos que Letty estava viva o tempo todo. Finalmente, há uma cena pós-créditos com Deckard Shaw (interpretado por Jason Statham) provocando o sétimo filme.
Velozes e Furiosos: Deriva de Tóquio (2006)
O sexto filme nos alcança Deriva de Tóquio. O terceiro filme da franquia continua suas reviravoltas no elenco e traz Lucas Black e Sung Kang para uma reinicialização interessante. Nenhum Walker ou Diesel neste filme (embora ele tenha uma pequena participação). A linha do tempo ficou confusa, mas tivemos uma aparição de Bow Uau que fez tudo valer a pena. (Além disso, é também o primeiro filme Justin Lin dirigido.)
Furioso 7 (2015)
Este filme tem alguns tons trágicos desde que Paul Walker morreu em um acidente de carro fatal antes de seu lançamento. Walker e o resto do elenco retornam em Velozes‘s sétima parcela, onde Deckard está procurando vingança novamente as pessoas que colocaram seu irmão em coma. James Wan também aparece neste filme.

O destino dos furiosos (2017)
Esta é a primeira parcela sem Walker, mas temos um novo vilão chamado Cipher (interpretado por Charlize Theron). Dom é tudo sobre família, isto é, até que seu filho seja sequestrado por Cipher. Isso coloca o homem do assalto contra sua antiga equipe.
Presentes Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw (2019)
Embora seja um spin-off, este filme ainda é essencial para a saga. The Rock e Jason Stratham têm que lutar Idris Elba‘s personagem Brixton Lore, que acaba sendo o antagonista. O filme spin-off mostra Shaw se tornando um herói e Helen Mirren retornando.
F9 (2021)
Como você torna uma franquia americana icônica ainda mais icônica e americana? Isso mesmo; você traz o homem, o mito e a lenda John Cena. Curiosamente, as filmagens em Edimburgo levaram 19 dias e 11 locais diferentes. Eles levam suas filmagens a sério.
Este filme de 2021 mostra Dom e Letty felizes e aposentados. Claro, isso nunca poderia durar, então alguém precisa arruiná-lo, que é claro, nosso amado Cena interpretando Jakob, o irmão mais novo de Dom.
X rápido (2023)
Os filmes Furiosos estão chegando ao fim, com potencialmente apenas dois filmes restantes antes da franquia encerrar. Este primeiro dos dois está programado para estrear em maio de 2023 com muitos personagens retornando. A trama ainda é desconhecida.