Prestando seus respeitos. Príncipe Charles e Duquesa Camilla quase choraram ao ouvir as mensagens de apoio deixadas do lado de fora do Palácio de St. James após a morte do príncipe Philip.
O Príncipe de Gales, 72, a quem se juntou sua esposa, 73, passeou pelos jardins da Marlborough House em Londres, que foram inundados com flores e outras lembranças para homenagear a vida e o legado do Duque de Edimburgo, que morreu em 99 na sexta-feira, 9 de abril. O filho mais velho de Philip vestia roupas elegantes com um terno azul sob medida e lenço de bolso branco, enquanto Camilla optou por um conjunto todo preto.
O casal, que comemorou seu aniversário de 16 anos de casamento na sexta-feira, admirou as homenagens feitas ao falecido patriarca da família real, que incluíam cartões escritos à mão, buquês de flores, retratos e um carro de brinquedo. A certa altura, Charles pareceu dominado pela emoção quando a duquesa da Cornualha permaneceu estoicamente ao seu lado.
Um dia depois que o Palácio de Buckingham confirmou a notícia do falecimento de Philip, Charles emitiu uma declaração emocionada sobre as “notáveis” décadas de impacto de seu pai.
“Como você pode imaginar, minha família e eu sentimos muita falta do meu pai”, disse ele aos repórteres no sábado, 10 de abril. “Ele era uma figura muito amada e apreciada. Além de qualquer outra coisa … Estou profundamente comovido com o número de outras pessoas aqui e em outros lugares ao redor do mundo e na Comunidade que também compartilham nossa perda e tristeza. ”
Charles deve herdar o título de duque de Edimburgo de seu “querido papai”, que se casou Rainha Elizabeth II em novembro de 1947. Ao proferir seu discurso no sábado, o futuro rei observou que a família real estava “profundamente grata” pelo apoio público, que “nos sustentará nesta perda particular e neste momento particularmente triste.”
Nos meses que antecederam a morte de Philip, Charles foi “atencioso com seu pai” enquanto eles trabalhavam para consertar seu relacionamento antes tenso. “Acho que, de certa forma, o príncipe Philip está orgulhoso de seu filho, o príncipe Charles, de uma forma que ele não tinha antes”, disse a autora real Ingrid Seward Us Weekly em outubro de 2020. “E ele vê que todas as coisas que ensinou ao príncipe Charles. … Ele ensinou o Príncipe Charles, que por sua vez ensinou Príncipe William, que por sua vez está ensinando o Príncipe George. ”
A família real deve se reunir no Castelo de Windsor no sábado, 17 de abril, para o funeral de Philip na Capela de São Jorge. Charles será acompanhado pelos filhos William, 38, e Príncipe Harry, que viajou de sua nova casa na Califórnia para lamentar a perda de seu amado avô.
“Harry se sente culpado por não estar lá para se despedir do príncipe Philip em pessoa”, uma fonte revelou com exclusividade na sexta-feira.
O duque de Sussex, 36, está em quarentena em sua residência no Reino Unido, Frogmore Cottage, sem esposa Meghan Markle. O antigo Se adequa A atriz, de 39 anos, está grávida do segundo filho do casal, uma menina, e foi aconselhada pelos médicos a não voar para o exterior. Em uma longa declaração em homenagem ao serviço de Philip para a Comunidade, Harry incluiu uma homenagem de Meghan e seu filho de 23 meses, Archie.
“Você fará muita falta, mas sempre será lembrado – pela nação e pelo mundo”, disse o ex-piloto militar sobre seu falecido parente. “Meghan, Archie e eu (assim como sua futura bisneta) sempre teremos um lugar especial para você em nossos corações.”
Continue lendo para ver mais da visita de Charles e Camilla aos jardins da Marlborough House.