Suas despedidas finais. A família real britânica se reuniu na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, para prestar seus respeitos ao Príncipe Philip no sábado, 17 de abril.
Rainha Elizabeth IIfalecido marido, que morreu em 9 de abril aos 99 anos, foi sepultado com Príncipe Charles, Duquesa Camilla, Príncipe William, Duquesa kate e Príncipe Harry em atendimento. A família se vestia de preto para chorar e usava máscaras faciais para manter a si e a outras pessoas a salvo em meio à pandemia do coronavírus. Dentro da capela, aqueles que se reuniram para prestar suas homenagens sentaram-se um tanto afastados para se manterem em linha com as diretrizes de distanciamento social. A rainha, 94, sentou-se sozinha.
Pouco depois do Palácio de Buckingham ter confirmado que Philip “faleceu pacificamente” em casa, disse uma fonte Us Weekly exclusivamente que o serviço seria cerimonial e não o funeral tradicional de estado, em parte devido à pandemia do coronavírus.
“Eles não querem que sua morte tenha um impacto negativo nos protocolos de pandemia do Reino Unido”, acrescentou a fonte, observando que “apenas alguns selecionados comparecerão” de acordo com as diretrizes de saúde e segurança do governo.
Com o país ainda fechado até junho, a família real pediu que os enlutados se abstivessem de se reunir fora do palácio para depositar flores antes do memorial do falecido duque de Edimburgo. Em vez disso, uma declaração do estabelecimento sugeriu que aqueles que estão interessados em homenagear Philip façam uma doação de caridade ou deixem uma homenagem em um livro online de condolências no site da família real.
Mensagens de líderes mundiais, celebridades e cidadãos comuns inundaram após a notícia do falecimento de Philip, em homenagem às décadas de serviço do ex-cadete naval ao seu país e família. Charles, de 72 anos, lembrou-se de seu pai “notável e dedicado” com um discurso emocionado um dia após sua morte.
“Como você pode imaginar, minha família e eu sentimos muita falta do meu pai. Ele era uma figura muito amada e apreciada ”, disse o filho mais velho de Philip a repórteres sobre seu“ querido papai ”na semana passada. “Além de qualquer outra coisa … Estou profundamente tocado pelo número de outras pessoas aqui e em outros lugares ao redor do mundo e na Comunidade que também compartilham nossa perda e tristeza. (…) Estamos profundamente gratos por tudo isso. Isso nos sustentará nesta perda particular e neste momento particularmente triste. ”
O Príncipe de Gales foi acompanhado por seus filhos na celebração do legado do patriarca real. Harry voltou para casa em Londres na segunda-feira, 12 de abril, depois que uma segunda fonte revelou com exclusividade que ele se sentia “culpado” por não ter dado um adeus adequado a seu avô. O duque de Sussex viajou sem sua esposa, Meghan Markle, cujos médicos consideraram que ela estava muito avançada em sua segunda gravidez para voar com segurança. (O casal também compartilha o filho de 23 meses, Archie.)
Embora ela não tenha sido capaz de mostrar seu apoio à família real pessoalmente, Hoje relatou que o Se adequa alum, 39, enviou uma coroa de flores personalizada e uma nota manuscrita para serem colocadas à disposição.
Embora toda a família tenha ficado “devastada” pela morte de Philip, uma terceira fonte disse Nós que os parentes do falecido real puderam encontrar “muito conforto em saber” que ele estava ao lado de sua esposa em seus últimos momentos.
“Seus últimos dias foram muito pacíficos”, acrescentou a fonte. “Passar um tempo com Elizabeth, comunicar-se com outras pessoas queridas, ler e relaxar em seu ambiente doméstico significava tudo para Philip.”