Carregando seu legado. Após a morte de Chadwick Boseman em 2020, Pantera negra diretor Ryan Coogler decidiu que seu personagem da Marvel também morreria e um novo Pantera Negra nasceria em Wakanda para sempre. (AVISO: Spoilers à frente.)
“Você considera tudo, quando algo assim acontece, é como ‘Eu não acho que posso voltar e fazer outro, eu não acho que posso fazer isso. Acho que não deveria haver outro. Você passa por todos os extremos”, disse Coogler no episódio de 4 de novembro de “Wakanda Forever: The Official Black Panther Podcast”.
O diretor considerou reformular T’Challa brevemente, mas ele sabia que seria injusto para qualquer ator se juntar ao Universo Cinematográfico da Marvel e ter que seguir Boseman, que morreu de câncer de cólon aos 43 anos em agosto de 2020.
Letitia Wright, que interpreta Shuri, na estreia de ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’.
John Salangsang/Shutterstock“Para outra pessoa ser ele, para nós no mundo que criamos, não teríamos acreditado. Por melhor que fosse o ator, faltaria a verdade necessária para fazermos um bom trabalho”, explicou.
Assim, foi decidido que T’Challa morreria fora da tela de maneira muito semelhante a Boseman. Dentro Pantera Negra: Wakanda para Sempre, o público fica sabendo que o rei não contou à sua família que estava em estado terminal até que fosse tarde demais. Sua irmã, Shuri (Letícia Wright) estava no laboratório tentando recriar a erva em forma de coração, que lhe deu os poderes sobre-humanos do Pantera Negra no filme de 2018. No entanto, ela não teve tempo suficiente para descobrir a composição química correta e seu irmão morreu.
A irmã mais nova de T’Challa é a verdadeira estrela do filme. “Onde começamos foi essa ideia de quem seria o mais afetado por sua perda”, disse Coogler. Variedade na reportagem de capa de quarta-feira, 9 de novembro. “Shuri nunca conheceu um dia sem ele. Ele sempre esteve lá, então ela seria a mais desencorajada por ele falecer.”
Ela não é apenas a protagonista – Shuri é a nova Pantera Negra. No entanto, a cientista demorou um pouco para aceitar que ela deveria assumir o manto de seu irmão.

Após o funeral de T’Challa, o filme avançou um ano. Shuri ainda se recusava a reconhecer sua dor. Ela estava determinada a quebrar a tradição, recusando-se a se tornar a Pantera Negra. Ela nem tinha certeza se acreditava em todos os contos espirituais de Wakanda sobre os ancestrais e a vida após a morte.
Suas crenças foram testadas quando sua mãe, a rainha Ramonda (Ângela Basset) foi morto por Namor (Tenoch Huerta). Oprimida pela dor e determinada a vingar a morte de sua mãe, Shuri voltou a recriar a erva em forma de coração e finalmente a faz funcionar. Ela se recusou a ser enterrada na areia como é tradicional, optando por ficar no laboratório apenas no caso de precisar de um desfibrilador. Ela permitiu Nakia (Lupita Nyong’o) para fazer a mistura e vigiá-la enquanto ela passava pela transformação.
Depois de beber o líquido roxo, ela desmaiou e foi ver os ancestrais. Foi aqui que T’Challa visitou seu falecido pai no filme de 2018. Shuri acreditava que veria sua mãe – mas Ramonda não foi a última a tomar a erva. Esse foi Erik Killmonger (Michael B. Jordan), que faz uma aparição surpresa para testar o novo herói. Ela queria vingar seus entes queridos, assim como ele. Ela era como a vilã?
Shuri saiu de seu estado de sonho abalada e com raiva, acreditando que a erva não funcionava. Quando ela atacou e empurrou um manequim, ele saiu voando com força muito além do que ela esperava. Ela é a Pantera Negra agora.
Ela construiu um novo traje e liderou os wakandanos na batalha no mar com Namor e seu povo. Shuri levou Namor para longe da água e para um deserto para secar o vilão, que vive no oceano. No entanto, enquanto relembrava o confronto de Killmonger, ela também se lembrou de sua mãe dizendo a ela para mostrar ao mundo quem ela realmente é. Ela decidiu não matar Namor, em vez disso, mostrando-lhe misericórdia e permitindo que ele se rendesse.
Parecia que Shuri era a única que restou a se tornar a Pantera Negra, mas o final do filme revelou que ela tem outro membro vivo da família – o filho de T’Challa.
Ele e Nakia tiveram um filho em segredo, e ele é a razão pela qual o espião permaneceu no Haiti desde o ataque de Thanos. Nakia não queria criá-lo sob os holofotes da família real de Wakanda. O menino se chama Toussaint no Haiti, mas revelou um segredo a Shuri: seu nome verdadeiro é Príncipe T’Challa, filho do rei T’Challa de Wakanda.
Shuri não parecia zangada por ter sido deixada no escuro (até mesmo Ramonda sabia da criança antes de sua morte). Em vez disso, ela parecia muito feliz que o legado de seu irmão continuaria vivo.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre já está nos cinemas.