Realeza de Hollywood! Whoopi Goldberg tem bastante reputação, dentro e fora da tela.
Como atriz e produtora de cinema, ela é mais conhecida por seus papéis em Sister Act, A Cor Púrpura e Fantasmabem como suas funções de co-host de longa data em A vista. Ela é a primeira mulher afro-americana a ganhar o cobiçado status EGOT (tendo ganho um Emmy, Grammy, Oscar e Tony Award) e também é uma empreendedora, humanitária e ativista realizada.
Antes de se tornar um nome familiar, Goldberg, que nasceu Caryn Elaine Johnson, começou como uma jovem comediante nos anos 70. Depois de anos no circuito da performance, ela chamou a atenção de Steven Spielbergque eventualmente a escalou em 1985 A cor roxa. A partir daí, sua carreira decolou e ela apareceu em muitos filmes que se tornariam clássicos, incluindo Meninos do Lado e A longa caminhada para casa.
A atriz foi aclamada pela crítica por seu papel inovador como Celie em A cor roxa, ganhando o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme. Ela também foi indicada ao Oscar. Embora não tenha vencido em 1985, a artista levou para casa o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1990 por seu trabalho em Fantasma.
Girando para a telinha, Goldberg juntou-se A vista em 2007 e ganhou o Daytime Emmy Award de Melhor Apresentadora de Talk Show por sua contribuição para a série de longa duração.
“O momento que me nocauteou foi assistir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, subir ao nosso palco antes de ser eleito e depois de eleito. Era um cara negro, e ele era presidente dos Estados Unidos”, ela relembrou para Pessoas em 2021. “Lembro-me de minha mãe dizendo: ‘Nunca pensei que viveria para ver isso’, e então, olhando e vendo meu irmão mais velho na platéia, sabia o que significava para minha família ver isso. Ver aquele homem se sentar antes e depois, foi muito legal”.
Embora o mandato de Goldberg em A vista gerou vários momentos especiais, também houve algumas controvérsias. Em fevereiro de 2022, ela foi brevemente suspensa pelas observações desagradáveis que fez sobre a comunidade judaica.
“Vamos ser sinceros sobre isso porque [the] Holocausto não é sobre raça”, disse Goldberg. “Não é sobre raça. É sobre a desumanidade do homem para com o homem.”
Em resposta, Kim Godwinpresidente da ABC noticias, disse em um comunicado: “Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos. Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus”.
O ex-aluno da Broadway mais tarde emitiu um pedido formal de desculpas via Twitter. “Eu deveria ter dito que é sobre ambos. Como Jonathan Greenblatt, da Liga Antidifamação, compartilhou: ‘O Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática do povo judeu pelos nazistas — que eles consideravam uma raça inferior.’ Estou corrigido.”
Ela continuou: “O povo judeu em todo o mundo sempre teve meu apoio e isso nunca será dispensado. Sinto muito pela dor que causei.”
Embora Goldberg esteja no centro das atenções há décadas, ela raramente discutiu sua vida amorosa, apesar de ter sido casada três vezes. Ela era casada com Alvin Martin de 1973 a 1979, David Claessan de 1986 a 1988 e Lyle Trachtenberg de 1994 a 1995.
“Olha, as pessoas esperam que você tenha um namorado. Eles esperam que você se case”, disse o nativo de Nova York O jornal New York Times em julho de 2019. “Então continuei tentando fazer isso, mas não queria compartilhar informações com outra pessoa. Eu não queria que ninguém me perguntasse por que eu estava fazendo o que estava fazendo, ou ter que fazer a outra pessoa se sentir melhor.”
Goldberg acrescentou: “Eu estaria pensando: Por que não sinto o que deveria? Se você está em um relacionamento, você tem que fazer essas coisas, e demorei um pouco para descobrir que eu não queria. Um dia… pensei: ‘Não tenho que fazer isso. Eu não tenho que me conformar. Tentei o casamento, e não era para mim. Você não pode estar em um casamento porque todo mundo está esperando que você faça isso.”
“Sou muito mais feliz sozinha. Posso passar tanto tempo com alguém quanto quiser, mas não estou procurando ficar com alguém para sempre ou viver com alguém. Não quero ninguém na minha casa.”
A personalidade da televisão discutiu anteriormente seus pensamentos sobre o casamento em uma entrevista com Piers Morgan. “Parecia que se eu fosse casado eu teria uma vida muito mais normal. Claramente esse não é o caso. Essa não é uma boa razão para se casar”, disse o vencedor do Grammy ao apresentador de talk show britânico em 2011. “Você tem que realmente querer uma vida com alguém através de altos e baixos. Acabei de descobrir que não era para mim.”
Além de seus três casamentos, Goldberg namorou anteriormente Ted Danson de 1992 a 1994 e Frank Langella de 1996 a 2001.
Percorra para ver os casamentos de Goldberg: