‘Brinquedo Infantil’.
Moviestore/ShutterstockAntes de Annabelle e Jigsaw, havia Chucky. O original Brincadeira de criança O filme era sobre um assassino infame chamado Chucky que prolongou sua vida (e atos hediondos) transferindo sua alma para uma boneca Good Guy, causando estragos em crianças desavisadas.
Originalmente, o filme de 1988 continha mais elementos psicológicos e era um mistério whodunnit com um enredo de menino-que-chorou-lobo. Quando o filme não funcionou, o criador da franquia Dom Mancini propôs que a boneca fosse possuída por um serial killer – e foi o elemento final necessário para tornar este filme um pesadelo.
De filmes a quadrinhos e videogames, essa franquia outrora sombria agora sempre tenta permanecer relevante. À medida que a série avançava, Chucky os filmes se afastaram cada vez mais dos aspectos psicológicos e se concentraram em slasher jump scares, sátira e até (brevemente) comédia.
A boneca demônio favorita de todos viu sete sequências antes da reinicialização de 2019. Em mais de 30 anos, o Brincadeira de criança franquia arrecadou mais de US $ 200 milhões, e há vários projetos futuros ainda por vir.
Veja como assistir a todos os Brincadeira de criança e Chucky filmes em ordem:
Chucky foi inicialmente dublado pelo icônico Brad Dourif (que também aparece em filmes como o filme de 1984 Duna e O Senhor dos Anéis: As Duas Torres). Catherine Hicks e Alex Vicente também estrelou este clássico de terror.
Dirigindo o filme foi o roteirista americano Tom Holanda. Não, não o ator do Homem-Aranha (que nem nasceu até 1996). O diretor era a mente por trás Noite do susto em 1985. John Lafia juntou-se ao criador Mancini e Holland para escrever o roteiro que deu vida a este filme de terror de alto conceito.
À porta da morte, enquanto em uma loja de brinquedos, o notório assassino Charles Lee Ray transfere sua alma para uma boneca Good Guy. Detetive Mike Norris (Chris Sarandon) atira e quase o mata, mas Chucky lentamente começa a planejar sua vingança.
Involuntariamente, a boneca é comprada pela mãe Karen Barclay (Hicks), e ela a dá de presente para seu filho, Andy (Vincent). Uma vez que as pessoas começam a morrer, Andy e sua mãe são chamados de loucos por acreditar que um brinquedo estava por trás dos homicídios, e eles são deixados à própria sorte enquanto Karen tenta salvar seu filho.

‘Brinquedo Infantil 2’.
David Kirschner/Kobal/ShutterstockNeste ponto, a Universal Pictures comprou os direitos da franquia da United Artists – e após o sucesso do primeiro filme, o estúdio pediu aos criadores originais que continuassem a história. Lafia assumiu o cargo de diretor e co-escreveu a sequência com Mancini.
O filme encontra Andy em um lar adotivo, dois anos após o incidente inicial. Chucky reencarna em uma fábrica de brinquedos e começa sua busca pelo menino. A irmã adotiva de Andy, Kyle (Cristina Elise), faz o possível para proteger o pobre Andy, mas os adultos do mundo não acreditam mais neles.
Diretor Jack Bender assume o comando do terceiro lançamento da franquia, com Mancini escrevendo o roteiro. Este é o último da trilogia oficial de Brinquedo Assassino e o último filme a ter o Brincadeira de criança nome – embora a história de Chucky continuasse por mais de uma década após seu lançamento.
Quando traumatizou o adolescente Andy Barclay (Justin Whalin) vai para a escola militar, ele finalmente acredita que está livre dos tormentos de seu passado. Sua mãe ainda está em um hospital psiquiátrico e ele está longe de sua família adotiva.
Claro, esse pobre garoto não pode descansar, e o boneco Chucky retorna depois que uma fábrica de bonecas decide usar algumas peças antigas (assombradas) para fazer novos brinquedos.
Neste filme, Andy toma o assunto em suas próprias mãos. Ele tenta impedir Chucky de sua matança de uma vez por todas, com a ajuda de alguns amigos e um parque de diversões convenientemente localizado.

‘Brincadeira 3’.
Moviestore/ShutterstockEste é o primeiro filme a se afastar da escuridão do Chucky universo e, em vez disso, inclinar-se para uma inclinação mais satírica. Ronny Yu dirige esta quarta parte da franquia, mais uma vez com uma história de Mancini. A sequência está muito distante da primeira trilogia, no entanto, lançada sete anos depois Brincadeira de criança 3.
Este filme se afasta de Andy e, em vez disso, se concentra nas bonecas assassinas abrindo caminho em cada cena. Tiffany, ex-namorada de Chucky (Jennifer Tilly), o ressuscita. Ela é posteriormente transformada em uma boneca através da magia vodu depois que Chucky a mata, e eles tentam encontrar um amuleto que possa devolvê-los às suas formas humanas.
Em 2004, Mancini finalmente assume a cadeira do diretor em uma sequência distribuída pela Rogue Pictures, que era de propriedade da Focus Features da Universal na época.
Dourif e Tilly reprisam seus papéis como Chucky e Tiffany Valentine, e o filme segue seu filho, Glen/Glenda.Billy Boyd), um boneco de ventríloquo. Quando ele ouve falar de um filme de Hollywood sobre seus pais, ele percebe que quer conhecê-los, então os ressuscita.
Para seu horror, eles começam a matar pessoas… e para horror de Chucky e Tiffany, Glen não.

‘Semente de Chucky’.
Rogue Pictures/Kobal/ShutterstockMancini continuou seu reinado como diretor e roteirista nove anos depois em uma sequência direta para DVD.
Para você ter uma ideia de quanto tempo essa franquia existe, a filha de Dourif, Fiona Dourifestrela ao lado de seu pai como Nica Pierce nesta edição de Brinquedo Assassino.
Chucky está mais uma vez em busca de vingança, então quando ele misteriosamente chega pelo correio na casa dos Pierce, a vida da família vira de cabeça para baixo. A boneca malvada mata a maior parte da família nos primeiros momentos do filme, e Nica tem que lutar por sua vida enquanto descompacta alguns traumas de infância reprimidos em relação ao seu ex-vizinho, o serial killer Charles Lee Ray.
Além da série de TV, este Chucky filme é a entrada final no filme de Mancini Brincadeira de criança universo. Culto de Chucky novamente é dirigido por Mancini, e este filme foi diretamente para Blu-Ray e DVD. Os Dourifs, Tilly e Vincent voltam para reprisar seus papéis.
Como se Nica não tivesse sofrido o suficiente, o governo atribui a morte de sua família a ela. Ela está presa em um asilo, e Chucky vem para ela mais uma vez. Mas desta vez… há mais de um Chucky, e ele também quer matar o garoto que começou tudo: Andy Barclay.
Este reboot da MGM de 2019, dirigido por Lars KlevbegEstrelou Praça Aubrey e Mark Hamill. No primeiro e único filme sem Dourif no papel de Chucky, Hamill assume a voz do personagem icônico, dando um novo toque a um velho clássico.
Nesta nova era, Chucky é um boneco Buddi movido a inteligência artificial com um problema de atitude – não há posse de serial killer aqui! Transformando esta série de terror de fantasia em slasher de ficção científica, essa modernização do conceito atinge as mesmas batidas do original desde o início. No entanto, em vez de deixar os adultos salvarem o dia, é Andy e as crianças da vizinhança que ficam cara a cara com o mal.
Fora dos filmes de franquia conhecidos, a rede Syfy lançou um Chucky Série de TV que expõe os segredos de uma cidade fictícia americana para explorar as origens de Chucky. Vários membros do elenco, incluindo Dourif e Tilly, reprisam seus papéis, e uma segunda temporada deve estrear em 2022.