Fechando o capítulo. Desde que chocou os fãs com sua saída em 2014, Sandra Oh brincou com a ideia de fazer um retorno triunfal ao Anatomia de Grey – mas ela saiu alegremente de sua zona de conforto.
A interpretação de Oh da Dra. Cristina Yang no drama médico da ABC instantaneamente ganhou sua aclamação da crítica, ganhando o Globo de Ouro de 2005 de Melhor Atriz Coadjuvante em Série e o Screen Actors Guild Award de 2006 por Melhor Performance de uma Atriz em Série Dramática. Ela permaneceu no papel por 10 temporadas, confirmando sua saída em agosto de 2013.
“Criativamente, eu realmente sinto que dei tudo de mim e me sinto pronta para deixá-la ir”, disse ela. O repórter de Hollywood no momento. “É uma coisa tão interessante interpretar uma personagem por tanto tempo e realmente ter a sensação de que ela também quer ser demitida. [Cristina] quer ser demitida, e estou pronto para deixá-la ir.”
Cristina foi eliminada após a 10ª temporada da série, deixando Meredith Gray (Ellen Pompeo) e personagens mais queridos para trás para um novo emprego na Suíça. Depois de saber que Oh estaria se despedindo, criador e showrunner Shonda Rhimes queria dar a sua personagem o final perfeito.
“Um dos melhores dias da minha vida como escritora aconteceu no dia em que Sandra Oh entrou na minha porta para uma audição e mudou para sempre o curso de Anatomia de Grey com seu retrato brilhante e cheio de nuances de Cristina Yang”, disse Rhimes THR em agosto de 2013. “Ao longo das últimas 10 temporadas, eu me tornei melhor pela confiança, fé e amizade de Sandra, e não posso quantificar o quanto sou grato por sua colaboração em um personagem que ambos amamos tão profundamente. … Quando Sandra sai pela minha porta, Anatomia de Grey será mais uma vez mudado para sempre.”
Como um todo, Anatomia de Grey está longe de terminar. A série foi renovada para uma 18ª temporada em maio de 2021 depois de vários ex-alunos favoritos dos fãs – incluindo Patrick Dempsey e Chyler Leigh – fez aparições durante a 17ª temporada. Embora ela seja grata por todas as memórias que ela fez com seus ex-colegas de elenco ao longo dos anos, Oh não se vê vestindo seu jaleco de médico novamente.
“É muito raro, eu diria, poder ver de tal forma o impacto de um personagem”, disse ela. The Los Angeles Times‘ podcast “Asian Enough” em maio de 2021. “De certa forma, você faz seu trabalho como uma bolha e a deixa ir. Saí daquele show, meu Deus, há sete anos, quase. Então, na minha cabeça, acabou. Mas para muitas pessoas, ainda está muito vivo. E enquanto eu entendo e amo isso, eu segui em frente.”
Após sua corrida de nove anos em Anatomia de Greya atriz se envolveu no teatro ao vivo e conseguiu um papel coadjuvante em 2014 Tammy. Ela voltou à televisão para a 3ª temporada de Crime americano em 2017 e estrelou Matando Eva desde sua estreia em 2018. O papel lhe rendeu o Prêmio SAG de 2018 de Melhor Atriz em Série Dramática e o Globo de Ouro de 2019 de Melhor Atriz – Série Dramática de Televisão.
“Acho muito diferente da Cristina. Há certo [similar] aspectos, com certeza, como ambos os personagens são determinados”, disse ela Entretenimento semanal em março de 2018 de seu trabalho nas duas séries. “Mas o que eles querem e as circunstâncias, o estilo e o gênero, é como maçãs e laranjas.”
Role para baixo para ver mais do que Oh disse sobre a vida depois Anatomia de Grey – e sobre possivelmente retornar ao show: