O Oscar de Melhor Filme é a estátua mais cobiçada do cinema – um prêmio que um filme pensou ter recebido antes que uma confusão infame os deixasse de mãos vazias.
Todo o elenco de La La Land subiu ao palco para receber o maior prêmio de Hollywood em 2017, com vários elenco e equipe do musical fazendo discursos emocionantes de aceitação com suas estatuetas na mão antes do produtor Jordan Horowitz perceberam os apresentadores da categoria, Warren Beatty e Faye Dunawayhavia anunciado o vencedor errado.
“Sinto muito, não, há um engano. Luar, vocês ganharam o prêmio de Melhor Filme”, disse ele ao público. “Isto não é uma piada. Luar ganhou o prêmio de Melhor Filme.” Horowitz ergueu o cartão correto para todos verem antes de graciosamente entregar o prêmio ao drama romântico.
Enquanto o elenco de La La Land – que já havia levado para casa 12 Oscars naquela noite, incluindo Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Diretor – saiu do palco, apresentador Jimmy Kimmel tentou aliviar as tensões fazendo piada sobre a primeira confusão na história do Oscar.
“É muito lamentável o que aconteceu. Pessoalmente, eu culpo Steve Harvey por isso ”, ele brincou, referindo-se ao similar Miss Universo 2015 de Harvey. “Eu gostaria de ver você ganhar um Oscar de qualquer maneira. Por que não podemos simplesmente distribuir um monte deles?”
Beatty e Dunaway explicaram mais tarde que receberam o cartão errado – aquele que revelou Emma Stone como Melhor Atriz – e é por isso que a dupla parecia confusa antes de anunciar o vencedor.
Além do agora infame erro, luar A vitória foi um evento importante para o Oscar, pois marcou o primeiro filme LGBTQ a levar o prêmio de Melhor Filme. Embora muitas histórias centradas no queer tenham sido indicadas para o prêmio ** – Leite, Brokeback Mountain, Meninos Não Choram e Filadélfia para citar alguns – nenhum jamais havia roubado a estátua.
“Houve um tempo em que pensei que este filme era impossível porque não poderia realizá-lo”, disse o diretor Barry Jenkins disse em seu discurso de aceitação em 2017. “Eu não conseguiria contar outra história. Todos atrás de mim neste palco disseram: “Não, isso não é aceitável”. Quero agradecer a todos aqui atrás de mim. Todo mundo aí fora nesta sala. Nós não fizemos isso. Vocês nos escolheram. Obrigado pela escolha. Eu agradeço. Muito amor.”
Kimmel voltou como apresentador do Oscar no ano seguinte e mais uma vez em 2023. O apresentador do talk show noturno se abriu sobre conseguir o show antes do evento, brincando que só foi convidado a voltar depois que outros apresentadores recusaram.
“Ser convidado para apresentar o Oscar pela terceira vez é uma grande honra ou uma armadilha”, disse Kimmel. Variedade no momento. “De qualquer forma, sou grato à Academia por me convidar tão rapidamente depois que todos os bons disseram não.”
Produtores executivos e showrunners do Oscar Glenn Weiss e Ricky Kirshner, por sua vez, disseram estar “emocionados” em receber Kimmel de volta. “Sabemos que ele será engraçado e pronto para qualquer coisa”, disseram eles.
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Continue rolando para ver todos os vencedores do Oscar de Melhor Filme ao longo dos anos.