Zaya Wade e Gabrielle Union
John Salangsang/Shutterstock; NINA PROMMER/EPA-EFE/ShutterstockSeus maiores fãs! Dwyane Wadefilha de Zaya Wade se abriu sobre seu “gigante sistema de apoio” e família orgulhosa ao fazer sua estréia na capa da revista.
A jovem de 15 anos posou para a edição da primavera de 2023 da revista DAZED, falando abertamente sobre sua jornada de autoaceitação. Quando questionada sobre quando ela se sente mais empoderada, a adolescente respondeu: “Quando minha família me cerca”.
Zaya, que se assumiu transgênero publicamente em 2020, acrescentou sobre seus entes queridos: “Eles são um sistema de apoio tão gigante e sempre estiveram lá para mim. Não importa o que aconteça, eu me sinto mais forte quando estou com eles.”
O profissional aposentado da NBA, 41, divide Zaya e o filho Zaire, 21, com a ex-esposa Siohvaughn Funches. O ex-casal se casou de 2002 a 2010. Após uma complicada batalha legal em relação à petição de Zaya para mudar seu nome – à qual Funches se opôs – a aspirante a modelo recebeu oficialmente sua mudança de nome e atribuição de gênero por um tribunal de Los Angeles em fevereiro.
Zaya refletiu sobre o marco enquanto falava com o DAZED, observando: “Tantas grandes mudanças aconteceram comigo nos últimos dois anos, mas também em geral. Acho que não é meu trabalho, mas é uma honra continuar e promover a educação de minha família e o apreço por toda a comunidade LBGTQ+ à medida que crescemos juntos. À medida que nossa compreensão da aceitação se ampliou nos últimos dois anos, fizemos esforços para nos mantermos educados e combater a ignorância”.
Após a separação de Funches, o ex-atleta do Miami Heat trocou votos com Gabrielle Union em 2014. A dupla dinâmica deu as boas-vindas ao primeiro filho juntos, a filha Kaavia, em 2018. (Dwyane também tem o filho Xavier, 9, com Aja Metoyer.)
O Pode vir A atriz, 50, assumiu perfeitamente a criação dela e da família mista de Dwyane – e ensinou a Zaya algumas lições de vida importantes sobre amor próprio.
“A lição mudou com o tempo, mas mais recentemente é que a beleza está em você mesmo”, disse Zaya à revista. “É sobre ser você e se expressar do jeito que você quer. Ela tenta me ensinar que os padrões de beleza são arbitrários e não significam nada. Eles não importam mais; o que as pessoas pensavam ser o padrão não é. E ser eu mesmo é a melhor técnica que existe.”
No mês passado, Union e seu marido foram homenageados com o Prêmio do Presidente no 54º NAACP Image Awards por sua defesa LGBTQ+. O casal fez uma poderosa homenagem a Zaya ao receber o prêmio. “Zaya, como seu pai, tudo que eu queria fazer era acertar”, disse seu pai no palco. “Sentei-me e observei como você assumiu graciosamente o escrutínio público. E mesmo que não seja fácil, vi você sair de casa todas as manhãs como você mesmo. Admiro como você lida com a ignorância em nosso mundo… que você enfrenta todos os dias. Dizer que sua aldeia está orgulhosa de você é um eufemismo.”
Enquanto refletia sobre sua história de revelação pública, Zaya confessou ao DAZED que experimentou “altos e baixos” ao longo do caminho. “Quero dizer, muita atenção é igual a muito mais ódio, muita transfobia e [there is] muita pressão sobre mim, mas também consigo alcançar mais pessoas”, disse ela sobre sua jornada. “Os pontos positivos de ter uma plataforma tão inclusiva superam completamente toda a negatividade online, que meu sistema de suporte me permitiu filtrar. Isso me permitiu deixar a positividade entrar e distribuí-la a todas as pessoas trans do mundo que precisam de voz e dar-lhes uma plataforma para se inspirarem a viver consigo mesmas sem ter medo”.